...
||MOBILE|RSS
RSS
+-TEXTO
AVALIAR
Pedro Araújo

Por Pedro Araújo

Saiba mais...

  • Quais são os factores diferenciadores deste curso?
  • Qual é o custo da pós-graduação?
PUB
IPAM do Porto arranca no final do mês com pós-graduação inédita no país, juntando conceitos de Marketing & Empreendedorismo

Quem quer aprender a ser empreendedor?

IPAM, Porto
Marco Lamas e Paulo Morais, no IPAM
Artur Machado
06/10/2011 | 17:33 | Dinheiro Vivo

“Sim, definitivamente é possível ensinar a ser empreendedor. Não posso aqui deixar de invocar Peter Drucker, como faço regularmente quando esta pergunta é feita. Muito do que se ouve sobre empreendedorismo está errado. Não é nada de mágico; não é mistério; e não tem nada a ver com genes. É uma disciplina e como uma disciplina pode ser aprendida”, afirma convictamente Marco Lamas, ele próprio um empreendedor, gestor e formador que ajudou a conceber uma pós-graduação em Marketing & Empreendedorismo, no Instituto Português de Marketing e Administração (IPAM), no Porto.

“Esta pós-graduação  é inovadora pela forma como todo o processo pedagógico está desenvolvido, ou seja, para além da formação tradicional em que os docentes partilham conhecimento e experiências, irá haver uma componente muito prática em que os alunos irão adaptar a matéria ao seu próprio negócio”, explica Paulo Morais, docente do IPAM que divide com Marco Lamas a direcção do curso.

A nova oferta pedagógica do IPAM-Porto tenta posicionar-se pelo seu carácter inédito a nível nacional e não faz questão de ter muitos alunos (20 vagas), até porque o acompanhamento personalizado por parte dos docentes será um factor crítico de sucesso. “Trata-se de uma pós-graduação orientada por objectivos e resultados práticos”, sublinha Marco Lamas.

No final do curso, que termina no próximo Verão, os alunos que tiverem interesse poderão expor os seus trabalhos a um grupo de investidores. Há acordos estabelecidos com Business Angels com interesse em conhecer novos projectos com potencial de crescimento e valorização. “Os Business Angels são uma das alternativas para arranjar investimento para alguns projectos, mas não são o único. Os alunos irão ficar a conhecer outras formas de financiamento a que poderão recorrer”, refere Paulo Morais.

O objectivo do curso em Marketing & Empreendedorismo é mesmo concretizar projectos, criando marcas, empresas ou simplesmente inovando

Comentar

Se está registado, faça Login

Perdeu a password?Se não tem conta,REGISTE-SE AQUI

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Conheça as Regras de Comunidade e Termos de Uso.

A Carregar...
Opinião&Blogs
Sílvia de OliveiraO melhor é o que aí vem
Por Sílvia de Oliveira
01:00
A saída mais fácil  Por Ricardo Reis
01:00
Calvário  Por João Adelino Faria
21:00
A prioridade  Por António Perez Metelo
Slideshows