...
||MOBILE|RSS
RSS
+-TEXTO
AVALIAR
Ana Rita Guerra

Por Ana Rita Guerra

1

"Neste site: www.fastfacelikes.com também vendem LIKES."

COMENTAR
PUB
As empresas podem entrar na rede social com uma massa significativa de seguidores à partida. Mas qual é o valor de ter fãs comprados?

Como as empresas compram likes no FB

E os mais poderosos do mundo são...
Obama tem 7 milhões de seguidores falsos
Jason Reed / Reuters
05/01/2013 | 00:00 | Dinheiro Vivo

Em maio do ano passado, alguns dos maiores DJ do mundo foram acusados de comprar fãs para as suas páginas no Facebook. David Guetta, Skrillex, Avicii, Steve Aoki, Deadmau5 e Excision tinham em comum não apenas serem os nomes mais requisitados na cena eletrónica, mas também terem a Cidade do México como região onde eram mais populares.

Estariam a comprar fãs naquela cidade? Ou seria apenas o fruto de anúncios massivos colocados no Facebook (que custam menos se forem dirigidos à América do Sul em relação à América do Norte) e de um interesse exponencial dos mexicanos em música de dança? O DJ Excision negou a compra de fãs, mas ainda questionou: "Porque é que eu haveria de comprar perfis falsos de pessoas no México quando posso comprar fãs americanos com o triplo do valor pelo mesmo preço?".

De facto, não faria muito sentido. No verão, o Facebook admitiu que haveria mais de 80 milhões de perfis falsos na rede social, que podiam ser usados para fazer "gostos" massivos em páginas e clicar em anúncios, levando os anunciantes a pagar por uma interação irreal com os utilizadores. Em setembro, o Facebook começou uma purga destinada a acabar com as reticências dos anunciantes e algumas empresas sofreram uma quebra de milhares de fãs nas suas páginas, com o desaparecimento destas contas automatizadas. Mas será possível comprar fãs verdadeiros? Sim. E é legal? Não há nada nos termos do Facebook que diga o contrário.

Como funciona

Há dezenas de sites que fornecem serviços de venda de fãs no Facebook e onde é possível ir buscar perfis verdadeiros. Uma marca que entre agora no Facebook e não queira passar pela vergonha de começar com apenas algumas dezenas de seguidores pode ser tentada a comprar "gostos" em pacote. Basta escolher um dos sites que fornecem o serviço, pagar e ver magia a acontecer. Por exemplo, o CompraFans.com vende desde packs de 500 fãs a 14 euros até 5000 fãs por 90 euros. No SocialKik.com até há várias modalidades. Se comprar apenas mil fãs em sistema "pay-as-you-go", o pacote custa 29 euros. Se subscrever o serviço, mil fãs por mês custam 22 euros. A empresa também vende seguidores no Twitter.

Há dezenas de sites que vendem pacotes de fãs por preços que começam nos 14 euros, mas os especialistas desaconselham a estratégia

Comentar

Se está registado, faça Login

Perdeu a password?Se não tem conta,REGISTE-SE AQUI

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Conheça as Regras de Comunidade e Termos de Uso.

A Carregar...
Slideshows