...
||MOBILE|RSS
RSS
+-TEXTO
AVALIAR
André Cabrita Mendes

Por André Cabrita Mendes

PUB
No dia decisivo, a economia será o ponto central. A ligeira quebra no desemprego ajudou Obama na ponta final da campanha

O futuro da economia na América

Mitt Romney vs. Barack Obama
Quais as visões de cada para a América?
D.R.
02/10/2012 | 17:43 | Dinheiro Vivo

"É a economia, estúpido". A expressão começou por ser utilizada por James Carville, consultor político de Bill Clinton nas eleições de  1992, como forma de lembrar ao então candidato democrata qual deveria ser o assunto prioritário na sua agenda para conquistar eleitores.

A constante repetição da frase ajudou Clinton a manter-se focado no assunto que mais preocupava os norte-americanos levando-o a derrotar o presidente incumbente George Bush.

Barack Obama apostou no investimento para criar empregos e para promover o crescimento económico, aumentando os impostos para os mais ricos pelo caminho, e quer que as empresas norte-americanas apostem voltem a produzir em solo americano acenando-lhes com incentivos fiscais.

Na trincheira republicana, Mitt Romney pretende reduzir o défice e a despesa, menos impostos e menos regulação sobre temas tão sensíveis como Wall Street e o sector financeiro, e pretende um Governo mais pequeno, mais inteligente e mais eficiente.

Propostas de Barack Obama

Barack Obama apresenta como grande trunfo para a sua reeleição a criação de emprego. Segundo os democratas, a economia norte-americana perdia 800 mil empregos por mês antes da eleição do actual presidente mas actualmente o país assistiu a 30 meses consecutivos de criação de emprego, o equivalente a 4,6 milhões de postos de trabalho no sector privado.

1 - Salvar a indústria automóvel
O presidente Obama apresenta como grande trunfo o facto de não ter deixado morrer a indústria automóvel norte-americana, argumentando que 1 milhão de postos de trabalho foram salvos, que a indústria está a voltar à mó de cima criando empregos e que os empréstimos governamentais ao sector foram pagos antes do tempo.

Conheça as visões económicas de Barack Obama e de Mitt Romney para os Estados Unidos da América para os próximos quatro anos

Comentar

Se está registado, faça Login

Perdeu a password?Se não tem conta,REGISTE-SE AQUI

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Conheça as Regras de Comunidade e Termos de Uso.

A Carregar...
Slideshows