...
||MOBILE|RSS
RSS
+-TEXTO
AVALIAR

Por Dinheiro Vivo /Lusa

1

"Viva Portugal. Abaixo a Ditadura que se está a instalar em Portugal. O..."

COMENTAR
PUB
A iniciativa integra um amplo plano de combate à fraude e evasão fiscal, anunciado pela Comissão Europeia em dezembro de 2012.

Comissão Europeia inicia consulta sobre número europeu de contribuinte

Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia
Barroso galardoado com Prémio Carlos V
D.R.
25/02/2013 | 15:39 | Dinheiro Vivo

A Comissão Europeia iniciou hoje o processo de consulta pública para criação de um número de identificação fiscal (NIF) europeu, como forma de combater a fraude e evasão fiscal.

"Devemos ajudar as autoridades a identificar aqueles que devem impostos, para que possam coletar as receitas correspondentes", justificou o comissário europeu para os Assuntos Fiscais, Algirdas Semeta.

Para recolher "opiniões sobre a melhor forma de desenvolver" O NIF europeu, o processo de consulta pública decorrerá até ao dia 17 de maio, juntamente com outro sobre um código europeu do contribuinte.

A iniciativa integra um amplo plano de combate à fraude e evasão fiscal, anunciado pela Comissão Europeia em dezembro de 2012.

O plano de criação do NIF europeu resulta das "crescentes dificuldades" para identificar corretamente os contribuintes, devido à maior mobilidade das pessoas e ao número cada vez maior de operações transfronteiriças.

"Isto pode minar os esforços nacionais para coletar impostos de forma adequada, levar a situações de dupla tributação e inclusivamente facilitar a fraude e evasão fiscal", refere o comunicado da Comissão.

Segundo dados de Bruxelas, os "27" Estados-membros perdem anualmente um bilião de euros.

A informação resultante dos processos de consulta pública será usada no desenho de propostas concretas, até final do ano.

O código europeu do contribuinte deverá clarificar os direitos e deveres de contribuintes e autoridades.

"Enquanto intensificamos a nossa batalha contra os evasores fiscais, devemos facilitar as coisas a quem quer cumprir. É esse o objetivo do código europeu do contribuinte", disse Semeta.

Criação do NIF europeu resulta das "crescentes dificuldades" em identificar corretamente os contribuintes, no espaço da UE

Comentar

Se está registado, faça Login

Perdeu a password?Se não tem conta,REGISTE-SE AQUI

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Conheça as Regras de Comunidade e Termos de Uso.

A Carregar...
Opinião&Blogs
Sílvia de OliveiraO melhor é o que aí vem
Por Sílvia de Oliveira
01:00
A saída mais fácil  Por Ricardo Reis
01:00
Calvário  Por João Adelino Faria
21:00
A prioridade  Por António Perez Metelo
Slideshows