...
||MOBILE|RSS
RSS
+-TEXTO
AVALIAR
Rafaela Burd Relvas

Por Rafaela Burd Relvas

PUB
Brancos frutados e tintos leves são os preferidos. Na lista dos menos consumidos, estão os vinhos doces, o vinho do Porto e os espumantes

40% das compras de vinhos já são realizadas por mulheres

Vinho é uma das estrelas da exportação nacional
Em 2013 as exportações de vinho subiram
D.R.
27/11/2013 | 12:32 | Dinheiro Vivo

As mulheres – principais responsáveis pela compra de produtos alimentares para casa – consomem vinho de forma menos assídua do que os homens, mas estão a assumir um papel cada vez mais relevante no mercado do vinho: 40% das compras de vinhos já é realizada por mulheres.

A conclusão é do estudo “O comportamento de consumo das mulheres no mercado dos vinhos”, realizado pelo IPAM – The Marketing School, que revela que os vinhos brancos com um perfil leve e frutado e os tintos leves são os favoritos das mulheres que consomem esta bebida com uma frequência semanal.

Leia também: Adegga Wine Market. Para provar e escolher, dia 7 de dezembro

A investigação do IPAM avaliou a relação das mulheres com o vinho, em Lisboa e no Porto, traçando, assim o perfil da mulher urbana consumidora de vinho. A vontade de perceber mais sobre vinho e a possibilidade de o consumir socialmente são fatores apontados como potenciadores do aumento das vendas junto deste target, revela o estudo.

Quanto à frequência de compra, mais de metade (56%) adquire vinho pelo menos uma vez por mês, sendo os super e hipermercados os locais preferenciais das mulheres para a aquisição de vinhos (80% dos casos).

No momento de escolha, o universo feminino procura fatores de confiança. A seleção das lojas e, sobretudo, a procura de marcas consagradas ou recomendadas por terceiros são fatores que mais influenciam as compradoras de vinho. Também o aroma, o design e roupagem das garrafas são atributos que influenciam a preferência das consumidoras, a par da região de origem.

Vontade de perceber mais sobre vinho e a possibilidade de o consumir socialmente aumentam as vendas junto das mulheres.

Comentar

Se está registado, faça Login

Perdeu a password?Se não tem conta,REGISTE-SE AQUI

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Conheça as Regras de Comunidade e Termos de Uso.

A Carregar...
Slideshows