...
||MOBILE|RSS
RSS
+-TEXTO
AVALIAR
Mariana de Araújo Barbosa

Por Mariana de Araújo Barbosa

Saiba mais...

  • Quais as dicas de Sergio Fernández para trabalhar sem chefe?
  • Quais os erros habituais que cometem os pequenos empresários?
PUB
Sergio Fernández compilou num livro 50 erros que cometeu na sua PME e solucionou-os. O objetivo é orientar pequenos empresários

Quer viver sem chefe? 10 dicas para não cometer erros

Custos do trabalho em Portugal representa metade da média da zona euro
Seja o seu patrão
D.R.
03/12/2013 | 00:00 | Dinheiro Vivo

Nos dias de workshops, o espanhol Sergio Fernández sobe ao palco, pega numa nota e pergunta à audiência: "O que é preciso fazer para ter esta nota?". Todos tentam a sorte: uns pensam em negócios especializados, outros apresentam projetos de trabalho, outros traçam planos de resgate para a nota. Mas nenhuma pessoa faz o óbvio: subir ao palco e ir buscar a nota. "Isto é ação: pensa menos e faz mais".

Sergio Fernández é jornalista e autor do livro "Viver sem chefe: trabalhar de forma independente", editado em Portugal pela Marcador. Estudou Relações Públicas na Universidade Complutense de Madrid, mudou-se para Londres, voltou a Espanha e montou uma mini-agência de comunicação especializada em ONG's.

Na altura, sentiu necessidade de ler livros relacionados com pequenos negócios e que dessem alternativas aos empreendedores para conseguirem resolver os problemas com que se debatiam no dia a dia. Só que, à medida que procurava autores e livros úteis para os seus problemas, foi percebendo que os livros eram dedicados às grandes empresas e aos grandes empresários. E não se revia nos conselhos. 

"Dei-me conta de que, todos os livros de empresas que existiam eram para os grandes empresários. Cometi várias falhas e interpretei isso como uma necessidade de mudança de rumo. O que fiz foi, ao mesmo tempo que mudava de direção e me dedicava ao desenvolvimento pessoal - o assunto a que me dedico agora -, recompilei os 50 erros que cometi como empreendedor e tentei oferecer as soluções que encontrei ou que encontraram outros colegas."

O livro "Viver sem chefe" é uma caixa de ferramentas que, ou Sergio ou outras pessoas que conhece experimentaram e testaram

Comentar

Se está registado, faça Login

Perdeu a password?Se não tem conta,REGISTE-SE AQUI

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Conheça as Regras de Comunidade e Termos de Uso.

A Carregar...
Slideshows