...
||MOBILE|RSS
RSS
+-TEXTO
AVALIAR
Ana Baptista

Por Ana Baptista

1

"Acho que já está na altura de o Jornalismo e a Opinião Pública no..."

COMENTAR
PUB
Empresas como a EDP, Galp ou Gas Natural Fenosa dizem que as margens ainda são quase zero no mercado liberalizado

Vender gás natural no mercado livre não dá lucro

03/10/2012 | 00:00 | Dinheiro Vivo

O mercado livre do gás já está em pleno funcionamento nos grandes clientes industriais e a partir de janeiro de 2013 arranca o período transitório para os domésticos, contudo, para as empresas que vendem o gás natural - como a Galp, a EDP ou até a espanhola Fenosa - este negócio tem poucas ou nenhumas margens.

“A tarifa regulada coloca um tecto nos preços e por isso a margem para o operador livre é próxima de zero”, disse ao Dinheiro Vivo, Carlos Gomes da Silva, administrador executivo da Galp e presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural (AGN).

Para este responsável, esta realidade é ainda mais evidente no mercado dos domésticos. “Nos clientes industriais os preços são negociados cara a cara e os operadores podem aportar outras vantagens, o que não acontece nos domésticos”, acrescentou à margem da conferência The Golden Age of Gas, promovida pela AGN.

A solução, diz Gomes da Silva, passa por apresentar ofertas mais completas aos consumidores. “É preciso definir como é que se quer estar no mercado porque as tarifas têm uma componente regulada que está definida e na qual não se pode mexer”.

E acrescenta: “Quando podemos acrescentar valor, como por exemplo seguros ou assistência técnica, a um serviço que tem um custo baixo então abre-se a oportunidade de termos uma margem maior”. Opinião partilhada pelo CEO da EDP Renováveis, João Manso Neto para quem a oferta dual - de gás e eletricidade - é claramente o caminho a seguir.

No entanto, tanto a EDP como a Galp não acreditam que o mercado do gás é limitado. “É uma questão de arranque da máquina. A EDP não tinha nada e hoje já tem”, disse João Manso Neto ao Dinheiro Vivo.

A solução, dizem os operadores do mercado livre, é adicionar serviços aos pacotes de oferta para ganhar mais margem

Comentar

Se está registado, faça Login

Perdeu a password?Se não tem conta,REGISTE-SE AQUI

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Conheça as Regras de Comunidade e Termos de Uso.

A Carregar...
Opinião&Blogs
Sílvia de OliveiraO melhor é o que aí vem
Por Sílvia de Oliveira
01:00
A saída mais fácil  Por Ricardo Reis
01:00
Calvário  Por João Adelino Faria
21:00
A prioridade  Por António Perez Metelo
Slideshows