...
||MOBILE|RSS
RSS
+-TEXTO
AVALIAR
Armando Fonseca Júnior

Por Armando Fonseca Júnior

PUB
Mercado automóvel deu primeiros sinais de que poderá ter estabilizado em baixa e cresceu 0,7% em janeiro. Mas as marcas premium cresceram

Carros. Marcas premium disparam vendas em janeiro

Mercedes Classe A
Mercedes Portugal tem novo presidente
D.R.
01/02/2013 | 16:59 | Dinheiro Vivo

Em janeiro o mercado de automóveis ligeiros de passageiros registou, em Portugal, um ligeiro crescimento de 0,7% em relação a igual mês do ano anterior, tendo sido comercializados 7007 automóveis, segundo os dados divulgados hoje pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). No total, no entanto (incluindo todas as categorias), verificou-se uma quebra homóloga de 11,9%. Marcas premium disparam no primeiro mês do ano.

As marcas premium continuam em força, registando os quarto (BMW), quinto (Mercedes) e sexto (Audi) lugares do top das vendas dos carros de passageiros. Trata-se de uma tendência de mercado que a Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) previa já no seu índice de dezembro, com estas marcas três marcas a liderarem o top 10 de vendas mas por ordem diferente: Audi, BMW e Mercedes.

Os três construtores tiveram em Portugal crescimentos homólogos na casa dos dois dígitos neste primeiro mês do ano, destacando-se a Mercedes com 70,3% e a BMW com 39%, ambas beneficiando da comercialização de modelos mais baratos e que não estavam ainda à venda em janeiro de 2012. A Audi cresceu 19,1% em vendas.

Resultado global em baixa

Para a descida do total das vendas contribuiu decisivamente o mercado de veículos comerciais ligeiros, que registou em janeiro uma queda muito acentuada. Com efeito, neste mês foram vendidos em Portugal 1029 veículos, ou seja, menos 51,3% que no mesmo período do ano anterior.

Este tipo de veículos, que engloba os chamados “comerciais de dois lugares” tem sido penalizado fiscalmente ao longo dos últimos anos, o que faz com que as empresas não encontrem no seu preço uma vantagem que justifique a compra de um carro mais simples, dito “de trabalho”, e `à partida com a lotação limitada a dois lugares.

A comparação homóloga favorece os primeiros resultados do ano, e proporciona crescimentos fortes das marcas premium

Comentar

Se está registado, faça Login

Perdeu a password?Se não tem conta,REGISTE-SE AQUI

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Conheça as Regras de Comunidade e Termos de Uso.

A Carregar...
Opinião&Blogs
Sílvia de OliveiraO melhor é o que aí vem
Por Sílvia de Oliveira
01:00
A saída mais fácil  Por Ricardo Reis
01:00
Calvário  Por João Adelino Faria
21:00
A prioridade  Por António Perez Metelo
Slideshows