...
||MOBILE|RSS
RSS
+-TEXTO
AVALIAR
Dinheiro Vivo

Por Dinheiro Vivo

PUB
Investir em acções não é, actualmente, muito apelativo. Mas se o fizer, há regras a seguir para evitar surpresas.

10 dicas para iniciados na Bolsa

Mercados bolsistas
Bolsas europeias fecharam em alta
D.R.
16/01/2012 | 12:46 | Dinheiro Vivo

É verdade que este não é o mehor momento para se pensar e investimentos bolsistas. Com os mercados financeiros à beira de um ataque de nervos, investir em acções pode parecer algo de bastante arriscado. Ainda mais se for um principiante prestes a mergulhar num tanque repleto de tubarões. Por isso, há algumas regras básicas que o podem prevenir de (grandes) amargos de boca, como dizem os especialistas.

 

1. Seja realista. Investir na bolsa não quer dizer que no espaço de um mês vai dobrar o seu dinheiro. Há alguns sites que lhe prometem este milagre, mas a verdade é que o sucesso nesta área advém da paciência, da aprendizagem contínua e de se ter uma atitude racional. Um objectivo de actual de 10 a 15% de lucro fará de si um investidor de sucesso. Para colocar isto em perspectiva lembre-se que lendas dos mercados, como Peter Lynch ou Ben Graham, conseguiram ganhos de 20 a 30% durante as suas carreiras.

2. Invista no que conhece. É fundamental que perceba ou esteja a para do sector em que vai investir. Para Warren Buffett a isto chama-se o “círculo da competência”. Um bom exemplo pode ser o investimento no sector em que já trabalha.

3. Apostar no longo prazo. Warren Buffett, o Oráculo de Omaha, aconselha a que só se compre algo que se possa manter, mesmo que o mercado feche por dez anos. É verdade que a adrenalina dos negócios diários pode ser muito cativantes, mas o retorno só é visível quando a aposta está no longo-prazo.

4. Saiba quando vender. Se bem que, em teoria, seria bom manter sempre as acções de uma empresa, a verdade é que a questão a que um investidor principiante deve estar apto a responder é “quando vender”. É muito fácil ficar ligado às empresas em que investe, mas isso também o pode impedir de dar atenção aos sinais de problemas.

Com os mercados bolsistas em ebulição, os investidores tomam cuidados redobrados antes de fazerem determinadas apostas.

Comentar

Se está registado, faça Login

Perdeu a password?Se não tem conta,REGISTE-SE AQUI

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Conheça as Regras de Comunidade e Termos de Uso.

A Carregar...
Slideshows