crédito

Sabe se o seu nome consta na “lista negra” da banca?

Fotografia: REUTERS/Fabrizio Bensch
Fotografia: REUTERS/Fabrizio Bensch

Qual é o seu perfil de cliente bancário? E quais as suas responsabilidades de crédito? Consulte o seu “cadastro”.

O Banco de Portugal disponibiliza, de forma gratuita, o acesso a uma base de dados que agrega toda a informação prestada pelas instituições bancárias sobre os créditos concedidos e os potenciais compromissos assumidos pelos clientes.

O mapa de responsabilidades de crédito pode ser consultado por particulares e empresas. E também um instrumento fundamental para banca avaliar o perfil e o risco de cada cliente. Imaginemos que é cliente da instituição A e tem um compromisso de crédito de montante igual ou superior a 50 euros (conta de ordenado, crédito ao consumo ou habitação ou até cartão de crédito).

Esta informação é atualizada e reportada mensalmente ao Banco de Portugal. Se, entretanto, for pedir um crédito à instituição B, esta irá consultar a Central de Responsabilidades de Crédito e avaliar o seu perfil. Em função do seu mapa, poderá conseguir negociar condições mais ou menos favoráveis com a instituição B.

Quem pode aceder?
Podem aceder a este serviço os particulares ou as empresas. A informação disponibilizada apenas pode ser prestada ao próprio.

A informação é pública?
Não. A informação é confidencial. Particulares e empresas terão previamente de autenticar-se perante o Banco de Portugal. “Toda a interação é estabelecida através de uma sessão segura, em que os dados transferidos na comunicação são cifrados, garantindo-se a sua confidencialidade”, garante o supervisor bancário.

Como fazer a consulta?
Terá de aceder à página do Banco de Portugal, aqui. Leia e aceite as condições de acesso por via eletrónica à Central. Pressione o botão ‘Obter Mapa’. Irá encontrar informação relativa ao último período disponível. Para obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito para um período anterior, deverá selecionar a respetiva opção no fim da página e escolher o mês e ano pretendidos. Apenas está disponível informação para consulta a partir de janeiro de 2009.

Como se faz a autenticação no Banco de Portugal?
Os particulares podem autenticar-se através do Cartão de Cidadão ou das suas credenciais de acesso ao Portal das Finanças. As empresas só podem autenticar-se com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Siga as instruções e opte por visualizar (open) ou guardar (save) o ficheiro em formato PDF com o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito. “É fundamental fechar a sessão, opção disponível na parte superior das páginas do sítio do Banco de Portugal na internet, de modo a impedir utilizações abusivas”, garante o supervisor.

Há troca de informação com o Fisco?
O Banco de Portugal esclarece que as credenciais de acesso ao Portal das Finanças são utilizadas apenas para efeito de autenticação, não existindo qualquer outra troca de informação entre aquele Portal e o supervisor bancário.

O que fazer se tiver dúvidas sobre o seu “cadastro”?
Pode contactar ou dirigir-se ao postos de atendimento do Banco de Portugal.

Aceda aqui ao seu mapa

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Primeiro dia do Festival Rock In Rio Lisboa 2016, no Parque da Bela Vista em Lisboa. Foto: Álvaro Isidoro / Global Imagens

O Bruce, os Queen, chuva, falhas de som e um cancelamento. RIR acaba este domingo

Phil Edmonds, antigo jogador de críquete. Fotografia: Arquivos da ESPN

Phil Edmonds. O cricketer que subornou meia África

epa05317971 People take pictures next to a ferris wheel during the first day of the Rock in Rio Lisbon festival at Parque da Bela Vista in Lisbon, Portugal, 19 May 2016.  EPA/JOSE SENA GOULAO

Primeiros dias de Rock in Rio renderam 600 refeições para famílias carenciadas

António Mexia é o líder da melhor empresa portuguesa cotada em todo o mundo, a EDP. Fotografia: Diana Quintela/Global Imagens

Chineses da EDP lembram Governo do peso da privatização no país

L0_0644_0382_Bridge-3

Vertigens? Evite a maior ponte transparente do mundo

Fotografia: Qatar Airways/DR

Jantar em Paris e almoçar em NY? Qatar recruta no Porto

Sabe se o seu nome consta na “lista negra” da banca?