...
18/09/2014 | 10:37 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por Ilídia Pinto

PUB
Boheme é a marca de luxo que está no centro da intriga. Os sapatos de Luís Onofre foram escolhidos para dar corpo à marca

Sapatos também são estrelas de novela

02/10/2013 | 20:03 |  Dinheiro Vivo

Há 20 anos, foi necessário convidar um professor de Harvard, Michael Porter, para estudar a economia portuguesa e saber que o futuro estava nos sectores tradicionais, como o têxtil e o vestuário, a cortiça e o calçado, em que acumulamos décadas de bem saber fazer. Duas décadas depois, a SP Televisão escolheu a indústria do calçado como tema central da intriga da novela 'Sol de Inverno', que estreou na SIC a meio de setembro.

Para quem nunca viu, saiba que o enredo principal de Sol de Inverno gira em torno de uma empresa que produz e comercializa a Boheme, uma famosa marca de sapatos de senhora, que tem lojas abertas em Lisboa, Porto, Madrid e Paris, mas que não quer ficar por aqui. Este é um universo empresarial que se pretende "luxuoso, requintado e cosmopolita", diz a SP.

Leia também: 7 marcas nacionais premiadas

E porquê a indústria de calçado, quisemos saber. "Começamos por fazer uma pesquisa de várias áreas de negócios que fossem representativas da indústria portuguesa, com projeção internacional. Precisávamos de uma indústria que, do ponto de vista da imagem, pudesse ser trabalhada, um negócio feminino, com impacto visual", explicou ao Dinheiro Vivo o diretor de Conteúdos da SP Televisão.

Segundo Pedro Lopes, foram ponderadas outras alternativas, como o têxtil, a cortiça e o vinho, mas a escolha do calçado "foi quase óbvia", porque, sendo "um dos bons exemplos da nossa economia", com um grande crescimento ao nível das exportações, isso traduz-se numa grande projeção nos jornais e torna o tema mais fácil de comunicar e do público o reconhecer como 'verdadeiro'".

Leia também: A indústria mais sexy da Europa

O calçado usado na novela para dar corpo à marca Boheme é do estilista Luís Onofre (que vai abrir lojas na Colômbia) e há pequenas imagens de ambiente de fábrica, sobretudo cenas de passagem, onde é aplicado o nome Boheme nos sapatos, que são filmados na unidade de Onofre em Oliveira de Azeméis.

Mas a unidade de gaspeadeiras - a parte de costura - que se vê na novela foi criada em estúdio pela SP. Pedro Lopes mostra-se satisfeito com a aceitação do público, já que Sol de Inverno é líder de audiências.

SP Televisão é a produtora da novela líder de audiências. Têxtil, cortiça e vinho foram outros setores ponderados.

Opinião&Blogs
Eleições em modo Kill Bill
Por  João Almeida Moreira
02:28
Quem tem tromba é o elefante   Por  Joana Petiz
23:52
A imigração segundo o Conde de Gouvarinho   Por  Sérgio Figueiredo
00:00
Levantar a cabeça   Por  João Adelino Faria
Slideshows