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Por Ana Marcela

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Os dados são do estudo Há Luz Nesta Crise? da empresa de estudos de mercado Kantar Worldpanel

"O tupperware tornou-se mainstream"

Portugueses almoçam mais no escritório
Global Imagens
05/02/2013 | 13:37 |  Dinheiro Vivo

O ano passado 40% dos portugueses preparou comida para levar para fora de casa.

O valor, revelado no estudo Há Luz Nesta Crise?, realizado pela Kantar Worldpanel junto de um painel de 4 mil lares no final do ano passado - demonstra uma evolução face a 2009. Nesse ano, apenas 29% dos portugueses preparava comida para levar para fora de casa. "Neste momento o tupperware tornou-se mainstream", comentou Paulo Caldeira, diretor de marketing e comunicação da Kantar Worldpanel.

Ainda de acordo com o estudo, 89% dos lares envolve toda a família no controlo dos custos (em 2009 esse valor era 74%). E de 2009 a esta parte a preocupação das famílias com a segurança no emprego aumentou: de 51% para 55%.

As novas medidas de austeridade - com impacto no rendimento líquido das famílias - ainda não foram avaliadas neste estudo, mas os responsáveis da Kantar Worldpanel admitem que possa afetar a compra de produtos de grande consumo.

As chamadas marcas de distribuição (vulgarmente conhecidas como marcas brancas) deverão ver subir o seu peso no cabaz de compras das famílias. O ano passado, calcula a Kantar, as marcas de distribuição viram subir a sua quota de mercado em um ponto percentual, fechando o ano com 38% de quota. Mas, "ainda há espaço para crescer"', dizem os responsáveis da Kantar. Em 2015, a projeção da empresa de estudos de mercado é que atingirá os 42%.

O ano passado 40% dos portugueses preparou comida para levar para fora de casa.

O valor, revelado no estudo Há Luz Nesta Crise?, realizado pela Kantar Worldpanel junto de um painel de 4 mil lares no final do ano passado - demonstra uma evolução face a 2009. Nesse ano, apenas 29% dos portugueses preparava comida para levar para fora de casa. "Neste momento o tupperware tornou-se mainstream", comentou Paulo Caldeira, diretor de marketing e comunicação da Kantar Worldpanel.

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