...
20/09/2014 | 12:54 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por Pedro Araújo

PUB
IPAM do Porto arranca no final do mês com pós-graduação inédita no país, juntando conceitos de Marketing & Empreendedorismo

Quem quer aprender a ser empreendedor?

Marco Lamas e Paulo Morais, no IPAM
Artur Machado
06/10/2011 | 16:33 |  Dinheiro Vivo

"Sim, definitivamente é possível ensinar a ser empreendedor. Não posso aqui deixar de invocar Peter Drucker, como faço regularmente quando esta pergunta é feita. Muito do que se ouve sobre empreendedorismo está errado. Não é nada de mágico; não é mistério; e não tem nada a ver com genes. É uma disciplina e como uma disciplina pode ser aprendida", afirma convictamente Marco Lamas, ele próprio um empreendedor, gestor e formador que ajudou a conceber uma pós-graduação em Marketing & Empreendedorismo, no Instituto Português de Marketing e Administração (IPAM), no Porto.

"Esta pós-graduação é inovadora pela forma como todo o processo pedagógico está desenvolvido, ou seja, para além da formação tradicional em que os docentes partilham conhecimento e experiências, irá haver uma componente muito prática em que os alunos irão adaptar a matéria ao seu próprio negócio", explica Paulo Morais, docente do IPAM que divide com Marco Lamas a direcção do curso.

A nova oferta pedagógica do IPAM-Porto tenta posicionar-se pelo seu carácter inédito a nível nacional e não faz questão de ter muitos alunos (20 vagas), até porque o acompanhamento personalizado por parte dos docentes será um factor crítico de sucesso. "Trata-se de uma pós-graduação orientada por objectivos e resultados práticos", sublinha Marco Lamas.

No final do curso, que termina no próximo Verão, os alunos que tiverem interesse poderão expor os seus trabalhos a um grupo de investidores. Há acordos estabelecidos com Business Angels com interesse em conhecer novos projectos com potencial de crescimento e valorização. "Os Business Angels são uma das alternativas para arranjar investimento para alguns projectos, mas não são o único. Os alunos irão ficar a conhecer outras formas de financiamento a que poderão recorrer", refere Paulo Morais.

"Sim, definitivamente é possível ensinar a ser empreendedor. Não posso aqui deixar de invocar Peter Drucker, como faço regularmente quando esta pergunta é feita. Muito do que se ouve sobre empreendedorismo está errado. Não é nada de mágico; não é mistério; e não tem nada a ver com genes. É uma disciplina e como uma disciplina pode ser aprendida", afirma convictamente Marco Lamas, um dos responsáveis pela pós-graduação em Marketing & Empreendedorismo, no IPAM do Porto.
A pós-graduação tem um custo de 2895 euros (incluindo custos com processo de admissão) se for paga totalmente no início, mas os alunos podem recorrer a financiamento bancário. Mais informações em: www.ipam.pt

Opinião&Blogs
Bem-vindos a Portugal
Por  Sílvia de Oliveira
23:49
Santos e pecadores   Por  João Adelino Faria
23:47
O populismo na Europa   Por  Ricardo Reis
03:44
A feira das imbecilidades   Por  Pedro Bidarra
Slideshows