...
02/09/2014 | 22:18 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por Ana Rita Guerra

PUB
Aplicação já está disponível da App Store e tem várias funcionalidades semelhantes à app que o Facebook comprou em abril

Facebook Camera. Zuckerberg lança concorrente do Instagram

A aplicação já está na App Store
D.R.
25/05/2012 | 09:23 |  Dinheiro Vivo

Apesar de ter comprado a Instagram há dois meses, o Facebook lançou uma aplicação concorrente chamada Facebook Camera. Só está disponível para iPhone e, por enquanto, apenas na loja norte-americana da Apple.

Especulava-se sobre uma aplicação deste tipo desde o final de 2011, mas em abril o Facebook surpreendeu o mercado ao comprar a Instagram, a aplicação mais popular de partilha de fotos em telemóveis. A Camera agora lançada não é uma rival directa da sua própria aquisição, mas anda lá perto.

A ideia é oferecer uma experiência fotográfica mais rica no telemóvel, à semelhança do Facebook Messenger - uma aplicação separada da app nativa da rede social, que torna o chat mais fácil de usar e mais fiável.

A interface é um pouco diferente do Instagram e outras aplicações do mesmo tipo. O que aparece é o feed de fotos dos perfis dos amigos no Facebook (mas é possível mudar para a opção de ver apenas o perfil do utilizador).

Este feed permite percorrer as fotos dos amigos com uma simples passagem de dedo, tal como nas fotos do iPhone. É um processo mais rápido.

Em baixo, a aplicação tem uma barra de edição de fotos - cortar, editar e filtrar, à moda do Instagram, salvando logo para o álbum do iPhone.

Outra novidade é que passa a ser possível carregar várias fotos ao mesmo tempo no perfil do Facebook, em vez de arruinar o feed de notícias dos amigos com 10 publicações umas a seguir às outras.

O interessante é que, segundo o próprio Facebook, todas as funções da aplicação foram desenvolvidas pela equipa interna. Isso significa que, quando Zuckerberg comprou a Instagram, esta aplicação já estava praticamente pronta. Ainda assim, o CEO do Facebook comprou a start-up por mil milhões de dólares (795 milhões de euros).

A diferença entre a Facebook Camera e a Instagram é que a primeira é dedicada a tirar e editar fotos, primordialmente para carregar no perfil, e para aceder aos álbuns públicos dos amigos. A segunda serve para tirar fotos com filtros e partilhá-las num feed próprio, com partilhas em várias redes sociais - Tumblr, Twitter, etc.

O Facebook estava a desenvolver uma aplicação para fotografia desde 2011 e lançou-a mesmo depois de adquirir a Instagram

Opinião&Blogs
O BES Angola é banco bom ou banco mau?
Por  Ricardo Reis
00:00
Suicídio   Por  João Adelino Faria
00:00
A chamada das euforias   Por  Tiago Figueiredo Silva
00:00
Quando o nevoeiro passar   Por  Joana Petiz
Slideshows