...
22/10/2014 | 05:45 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por Ana Marcela

PUB
A elétrica lidera o ranking da Brand Finance. O estudo analisou 144 marcas nacionais

EDP é a marca mais valiosa de Portugal: 2,4 mil milhões de euros

Campanha da EDP de cartazes
D.R.
01/06/2012 | 11:30 |  Dinheiro Vivo

A EDP voltou este ano a liderar o ranking da Brand Finance como a marca mais valiosa.

O estudo valorizou a marca/empresa em 2,4 mil milhões de euros, valor que no entanto representa uma descida de 10% em relação ao ano anterior.

Galp Energia, Portugal Telecom, Pingo Doce e Tap completam o top 5 das marcas mais valiosas. Com a excepção da Galp Energia (+7%) e TAP (+10%) todas as marcas registam quebras na sua valorização em relação ao ano anterior.

Do top 10 destaque pela positiva para a entrada da Mota-Engil que, num ano salta do 16º para o 9º lugar, valorizando 28%, para os 343 milhões de euros. Contudo, marcas como a TMN (-61%), Continente (-58%) e Caixa Geral de Depósitos (-49%) registam quebras significativas em relação ao ano anterior

(ver infografia)

João Baluarte, partner da Brand Finance Iberia, justifica as quebras ocorridas em marcas de referência. O estudo, descreve, é feito com base em informação financeira das empresas disponível na Bloomberg, bem como no índice de força da marca, realizado pelo Reputation Institute, com base numa amostra de 12 mil pessoas a nível mundial. Os resultados das marcas sofreram sobretudo o impacto dos aspectos financeiros. "O risco associado à economia portuguesa foi o grande contributo para as quebras das empresas portuguesas, sobretudo a banca, sector debaixo de fogo", diz.

O risco em relação à economia nacional levou à desvalorização de muitas marcas em relação ao ano anterior

Opinião&Blogs
Descobri que os passaportes electrónicos não são seguros
Por  Ana Rita Guerra
00:29
17:23
Deixem-nos trabalhar   Por  Ricardo Reis
00:10
Há uma nova luz na saúde   Por  Tiago Figueiredo Silva
Slideshows