...
01/08/2014 | 23:29 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por André Rito

PUB
Três produtoras históricas de Vinho do Porto declaram o Vintage 2011, cumprindo a tradição de fazer o anúncio no dia de São Jorge

Porto Vintage: três vinhos conquistam excelência

23/04/2013 | 09:00 |  Dinheiro Vivo

A Croft a Fonseca e a Taylor"s, três respeitadas casas produtoras de vinho do Porto, pertencentes ao grupo familiar The Fladgate Partnership, declararam o Vintage 2011, cumprindo assim a tradição da empresa de fazer o anúncio no dia de São Jorge.

"O ano 2011 produziu vinhos do Porto Vintage, a todos os níveis, exemplares e clássicos. Os vinhos apresentam uma pureza e elegância maravilhosas, mas também têm grande profundidade e dimensão", explicou o diretor-geral, Adrian Bridge, que espera um aumento da procura.

"A nossa declaração dos 2009 mostrou que há forte procura de vinhos do Porto Vintage no momento da declaração e nós esperamos que esta procura cresça ainda mais, com o crescimento de novos mercados para os vinhos de qualidade. Os consumidores de vinho a nível mundial estão a percepcionar, cada vez mais, o vinho do Porto Vintage como um excepcional valor quando comparado com muitos vinhos clássicos."

O anúncio da declaração é o culminar de muitas semanas de trabalho do painel de prova, que começa com a selecção dos vinhos componentes de cada uma das quintas de cada casa, até ao aperfeiçoar do respectivo lote final. A decisão de declarar só foi tomada quando os lotes finais estavam prontos para serem provados. Os vinhos foram então avaliados pela sua qualidade, potencial de envelhecimento e consistência com o estilo de cada uma das casas.

"A abundante precipitação ocorrida durante a Primavera criou reservas que permitiram que as vinhas estivessem bem fornecidas de água para enfrentarem o Verão quente e seco. Estas condições, resultaram numa maturação equilibrada e em vinhos elegantes, profundos e cheios de vigor", explicou o enólogo David Guimaraens.

O anúncio da declaração é o culminar de muitas semanas de trabalho do painel de prova, que começa com a selecção dos vinhos de cada casa.

Opinião&Blogs
A vida social de Vítor Bento
Por  Sílvia de Oliveira
00:00
A América é que ganhou a Copa   Por  João Almeida Moreira
00:00
Esta apanhou-me na curva   Por  Ana Rita Guerra
00:00
O risco da improbabilidade   Por  Sílvia de Oliveira