...
29/08/2014 | 00:13 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por Dinheiro Vivo | Lusa

PUB
Presidente americano vai usar dinheiro que não gastou na guerra do Afeganistão para criar emprego

Obama: "É hora de nos focarmos na construção da nação"

Dados são animadores para Barack Obama
D.R.
05/05/2012 | 12:58 |  Dinheiro Vivo

O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse hoje que após dez anos de guerra no Afeganistão, país que visitou esta semana, está na altura de aproveitar o final do conflito para investir no crescimento da economia.

"Metade do dinheiro que não utilizaremos na guerra vamos usar para pagar a nossa dívida e a outra metade para reconstruir os Estados Unidos. Temos que criar mais empregos, temos mais estudantes para educar, mais energia limpa para gerar", sublinhou o Presidente no seu discurso semanal na rádio.

O Presidente estava a referir-se à importância do "histórico" acordo que assinou na passada terça-feira no Afeganistão, em que ajudará "a completar a missão no país e por fim à guerra".

Obama, que visitou as tropas na base aérea de Bagram, agradeceu aos militares norte-americanos pelo seu trabalho, "graças ao qual caíram os talibãs e a liderança da Al-Qaida".

"No final de 2014, os afegãos serão totalmente responsáveis pela segurança de seu país e assim deve ser, isso porque depois de mais de uma década de guerra, é hora de nos focarmos na construção da nação, aqui em casa (EUA)", declarou.

O Presidente citou a crise económica e recordou que pediu ao Congresso que os orçamentos que eram destinados às guerras do Afeganistão e Iraque sejam destinados ao crescimento económico dos EUA.

Para recuperar-se da pior crise económica desde a Grande Depressão (1929), temos que seguir trabalhando, mas se seguirmos o seu exemplo (das tropas), então não tenho dúvidas que vamos manter a promessa de que este país continuará a proteger a liberdade que tanto valorizamos e deixaremos aos nossos filhos um EUA construído para durar", conclui Obama.

Opinião&Blogs
O Brasil do Manchetómetro
Por  João Almeida Moreira
15:57
01:46
Turistas nada acidentais   Por  Sérgio Figueiredo
00:00
Os anjos da saúde   Por  Tiago Figueiredo Silva
Slideshows
Ferguson: a violência...