18/12/2014 | 20:13 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por Dinheiro Vivo

PUB
Com a chegada do frio mais cortante, a fatura da eletricidade e do gás tende a subir. Saiba como poupar no final do mês.

10 conselhos para poupar energia em casa este Inverno

Sintra pode ficar branca
D.R.
20/11/2012 | 09:50 |  Dinheiro Vivo

O frio começa a ameaçar a sério e com isso a fatura da eletricidade e do gás essente-se. Veja dez conselhos práticos para que as contas ao final do mês não sejam tão assustadoras durante o inverno.

1. Procure manter uma temperatura constante à volta dos 22º. É a mais eficiente.

2. Não faça grandes variações. As subidas e descidas abruptas de temperatura podem ter um efeito considerável na fatura. Um grau a mais pode significar um aumento de 7% nos custos.

3. Desligue o aquecimento à noite e não o ligue de manha até a casa estar ventilada e as janelas fechadas. Nos quartos, à noite, basta ter uma temperatura entre 15 e 17º.

4. Instale um termostato para regular a climatização da casa. Pode chegar a ter uma poupança entre 8 e 13% usando válvulas termoestáticas nos radiadores.

5. Um termostato no duche também pode ajudar a poupar até 6% de energia, sendo que a temperatura perfeita para se sentir cómodo anda em volta dos 30 a 35º. Os sistemas de acumulação de água quente são mais eficientes que os de produção instantânea. Se tem torneiras independentes para a água quente e fria, o melhor é passar para uma só.

Há alguns gestos simples que podem significar poupanças significativas.

Opinião&Blogs
O Banana como símbolo
Por  João Almeida Moreira
08:58
02:00
23:32
O déjà vu na Grécia   Por  Tiago Figueiredo Silva