...
31/10/2014 | 07:38 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por André Cabrita Mendes

PUB
As universidades britânicas dominam o top 10 das melhores europeias com seis instituições

Guia para estudar nas 10 melhores universidades do mundo

A universidade de Oxford
D.R.
22/08/2012 | 07:00 |  Dinheiro Vivo

Segundo o ranking anual Times Higher Education World University Rankings, as universidades britânicas dominam o top 10 das melhores europeias com seis instituições, seguidas da Suíça com duas, e da Alemanha e Suécia, com uma instituição cada. Frequentar uma destas academias pode ajudar a abrir muitas portas na carreira futura.

O grande inconveniente é que em algumas destas instituições as propinas são proibitivas e quando não é este o caso, as cidades ou países onde se encontram tem um nível de vida muito elevado para a maioria dos portugueses.

Universidade de Oxford - Reino Unido

Estudar na melhor universidade do mundo pode sair bem caro. Uma licenciatura de 3 anos em História e Economia custa 11 mil euros por ano e um mestrado em Economia pode variar entre os 4800 euros e os 13 mil euros, consoante o grau de especialização.

Segundo contas da universidade, o gasto médio em alojamento, despesas (luz, água, etc.), comida, e outros items (roupa, livros, seguros, socialização, etc.), pode chegar aos 16 mil euros por ano.

Mais informações:

- Accomodation for students

- Oxford List

- Rooms to rent in Oxford

- Easy Roommate

Universidade de Cambridge - Reino Unido

Todas as licenciaturas em Cambridge tem um custo anual de 11 mil euros e um mestrado em Economia, por exemplo, pode ascender aos 22 mil euros por ano. Fora as propinas, a instituição calcula que no espaço de um ano os estudantes precisem de pelo menos 9 mil euros para gastar em alojamento e refeições.

Casas para arrendar em Cambridge:

- Spare Room

- Flatmate rooms

Londres

A capital inglesa conta com três universidade entre as 10 melhores da Europa: a Imperial College London, a University College London e a London School of Economics and Political Science.

Os preços para arrendar quartos em Londres variam bastante consoante a proximidade do centro da cidade. Quartos em apartamentos em zonas mais centrais como em Highbury ou Paddington podem variar entre os 1000 e os 1600 euros por mês. Em zonas mais afastadas do centro como Tooting, Chiswick ou Greenwich os valores descem para os 630-750 euros mensais.

Apesar de Londres ser uma cidade cara, existe uma grande oferta de empregos em part-time o que pode compensar os preços mais elevados da capital inglesa.



Imperial College London

Nesta universidade fundada em 1907 pode tirar uma licenciatura em Matemática por 11 mil euros por ano e um mestrado em Matemática e Finanças fica em 32 mil euros anuais.

University College London

Fundada em 1826 a University College de Londres foi a primeira instituição de ensino superior secular na capital inglesa e no país. A UCL formou 26 prémios Nobel, sendo o mais recente Charles Kao, Nobel de Física em 2009.

Uma licenciatura em arquitectura fica 11 mil euros por ano e um mestrado fica por um valor semelhante.

London School of Economics and Political Science

A London School of Economics (LSE) conta com 17 prémios Nobel no seu currículo entre outras figuras ilustres como Anhtony Giddens, John Fitzgerald Kennedy, Romano Prodi.

Uma licenciatura na LSE fica em 10 mil euros por ano e um mestrado e/ou doutoramento começa a partir dos 4800 euros anuais.

Mais informações sobre estudar e viver em Londres:

- Study London

- Homes for Students



ETH Zürich - Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique

O politécnico de Zurique, um dos principais centros financeiros mundiais, foi fundado em 1854 e pelas suas salas já passaram 21 prémios Nobel. O cientista Albert Einstein é, sem dúvida, o seu mais famoso aluno.

Arrendar um quarto na cidade pode ser superior a 570 euros por mês, um estúdio pode ficar por 830 euros e um apartamento com duas assoalhadas chega aos 1300 euros.

Na cidade também existem várias residenciais de estudantes com o preço de um quarto a variar entre os 400 e os 830 euros mensais.

Mais informações:

- Departamento de alojamento da universidade

- Guia para estudantes estrangeiros

Karolinska Institute - Suécia

O Instituto Karolinska é uma reputada universidade de Medicina em Solna próxima de Estocolmo. A universidade foi fundada em 1810 e todos os anos um comité formado por elementos da instituição elege o Prémio Nobel de Medicina.

Estocolmo é uma cidade cara e as residências para estudantes ma cidade estão completamente lotadas. Para conseguir uma vaga para um estúdio ou um apartamento no ano passado era preciso esperar em média entre 1167 e 1213 dias, ou seja, quase quatro anos.

Existem três agências de arrendamento para casas para estudantes, uma pública, e duas privadas, a SSSB e a Svenska Bostader. Mas o ideal será consultar outras

Em relação a preços, um estúdio, 1 quarto com kitchenette com cerca de 18 a 20 m2, fica entre 370 a 390 euros, a cerca de 5 minutos da universidade.

Para mais informações consulte o guia para estrangeiros do Karolinska Institutee o site de informação Study in Sweden.

Universidade de Edimburgo - Escócia

A universidade da capital escocesa é a sexta mais antiga no Reino Unido e por ela passaram figures ilustres como o economista Adam Smith, o cientista Alexander Graham Bell, o naturalista Charles Darwin ou o antigo primeiro-ministro britânico Gordon Brown.

As rendas em Edimburgo não são tão altas em comparação com outras cidades do Reino Unido. Arrendar um quarto por semana pode ficar entre as 70 e as 90 libras por semana.

Segundo contas da universidade, as despesas semanais por estudante na cidade, incluindo alojamento e comida, pode ascender aos 330 euros. Uma licenciatura em Gestão fica por 2300 euros por ano e para tirar um MBA é necessário desembolsar 31 mil euros anuais.

Mais informações:

- Custo de vida em Edimburgo

- Arrendamento de casas

- Informação para estudantes

Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU) - Alemanha

Fundada em 1472, a universidade conta com 700 professores catedráticos e com 3600 investigadores e professores associados nas 18 faculdades da universidade da capital da Baviera. A LMU alberga actualmente 48 mil estudantes, com 14% do corpo estudantil a ser composto por estudantes.

O alojamento para estudantes é um problema em Munique, mas para combater este problema a associação de estudantes tem disponíveis 10 mil quartos em Munique, Freising e Rosenheim. Nestas residências é possível arrendar um quarto por um valor entre os 160 e os 330 euros com um tempo de espera entre um e quatro semestres.

A associação de estudantes gere também 32 cantinas, cafés e snack bares onde são servidas 4 milhões de refeições por ano onde é possível comer por um valor muito baixo, entre 1 a 2,40 euros. Os campus da LMU também dispõem de 18 creches com capacidade para 277 crianças para facilitar a vida dos estudantes com filhos.

Mais informações:

- Departamento de alojamento da associação de estudantes da LMU

École Polytechnique Fédérale de Lausanne - Suíça

O segundo dos dois politécnicos federais helvéticos, especializado em engenharia e ciência, foi fundado em 1869 e pelos seus quadros já passaram dois ilustres arquitectos portugueses: Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.

A universidade dispõe de residências para estudantes com preços que variam entre os 330 e os 790 euros. A Suíça é um país muito caro para se viver e segundo contas do politécnico, são necessários, pelo menos, 18 mil euros por ano, com propinas incluídas (2000 mil euros por ano), para estudar em Lausanne.

Mais informações:

- Custo de vida em Lausanne

Top 10 das melhores universidades europeias:

1 - Universidade de Oxford

2- Universidade de Cambridge

3 - Imperial College London

4 - ETH Zurique - Suíça

5 - University College London

6 - Karolinska Institute - Suécia

7 - Universidade de Edimburgo

8 - Ludwig-Maximilians-Universität München - Alemanha

9 - École Polytechnique Fédérale de Lausanne - Suíça

10 - London School of Economics and Political Science

Saiba como pode estudar numa das 10 melhores universidades europeias

Opinião&Blogs
Boas intenções imprecisas
Por  António Perez Metelo
10:36
O IDH venceu o PIB   Por  João Almeida Moreira
13:09
15:36
O melhor gestor de imagem   Por  João Adelino Faria
Slideshows
As melhores fotos do...