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Por Harvard Business Review

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Vamos precisar sempre de empresários para defender o novo e ultrapassar o velho

Se não está a irritar alguém, provavelmente não está a inovar

É preciso ser disruptivo para inovar
explodingdog.com
27/05/2012 | 23:00 |  Dinheiro Vivo

Chegar, ver e inovar. Parece simples, pelo menos nas duas primeiras palavras, já a terceira é frequentemente uma declaração de guerra aos interesses instalados. Prepare-se para o combate, sobretudo porque a inovação agradece, mas também porque estará a combater com lobos veteranos.

Como editor da publicação Innovations, ouço com alguma regularidade as perguntas: "Afinal de contas, o que é a inovação? Como é que..."? (as sobrancelhas normalmente franzem-se nesta parte) "... a definiria?" Como não gosto particularmente de debater definições, costumo responder: "Essa é uma pergunta difícil. Mas uma coisa é certa: se não está a irritar alguém, provavelmente não é inovação."

Gosto desta resposta porque, se põe um ponto final na conversa, normalmente muda-a das definições para a dinâmica - que tem tudo a ver com inovação, afinal. Mas também gosto dela porque capta um obstáculo fundamental à inovação que todos os aspirantes a disruptores têm de estar preparados para enfrentar: a resposta potencialmente hostil dos veteranos que não querem ver as suas vantagens de mercado ameaçadas.

Quanto mais disruptiva for a sua inovação, mais o seu sucesso precisa de se parecer com a criação de um movimento político

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