...
16/09/2014 | 08:25 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por Dinheiro Vivo

PUB
Brilhar na entrevista pode não ser algo positivo. Conheça os erros mais comuns

5 formas de perder o seu emprego de sonho durante a entrevista

Falar mal do antigo emprego é um erro
D.R.
23/04/2012 | 12:35 |  Dinheiro Vivo

Quando a procura de emprego se prolonga, é normal que os candidatos comecem a ter ideias que considerem brilhantes para conseguir um trabalho, de forma a impressionar o entrevistador.

Mas brilhar na entrevista não é necessariamente algo de bom. Existem cinco erros comuns que os candidatos cometem e que normalmente custa-lhes o emprego de sonho, conta a Mashable.

5 formas de perder o seu emprego de sonho durante a entrevista

1 - Estragar a entrevista por telefone

Se o seu currículo for apelativo para alguma empresa, pode ser convidado, numa primeira fase, a ser entrevistado por telefone. Desta forma, as empresas reduzem a sua lista de opções para as entrevistas cara-a-cara. Assim deve estar preparado para esta eventualidade e levar a oportunidade a sério.

Para praticar sente-se numa sala quieta sem distracções e pesquise bem sobre a empresa e o cargo. Um dos candidatos conta uma história sobre uma situação insólita durante uma entrevista por telefone: "Foi convidado a participar numa segunda entrevista telefónica enquanto estava de férias, e como estava interessado no cargo, decidi aceitar. Antes da primeira questão, o telemóvel ficou sem bateria e não tinha forma de ligar de volta. No final, não consegui o emprego".

2 - Não fale sobre outras oportunidades de emprego

Pode parecer senso comum mas alguns candidatos sentem que devem ser demasiados honestos quando interagem com potenciais empregadores. Existe sempre a hipótese de que uma oportunidade pode aparecer, portanto não coloque em risco um emprego porque pensa que pode arranjar outro.

Obviamente, que os empregadores não gostam de ser rejeitados, principalmente quando passaram muito tempo a rever o material e a prepararem-se para a entrevista.

"Alguém começou uma entrevista comigo ao dizer: "Ok. Só para esclarecer que eu tive outra entrevista que provavelmente vou aceitar se receber uma oferta"", explica um empregador. Outro conta que durante uma entrevista "um relógio de alarme vindo da mala do candidato disparou. Então ele desligou-o, pediu desculpas e disse que tinha que sair para outra entrevista".

Quando a procura de emprego se prolonga, é normal que os candidatos comecem a ter ideias que considerem brilhantes para conseguir trabalho

Opinião&Blogs
Quem tem tromba é o elefante
Por  Joana Petiz
23:52
A imigração segundo o Conde de Gouvarinho   Por  Sérgio Figueiredo
00:00
Levantar a cabeça   Por  João Adelino Faria
00:00
O nosso comissário europeu   Por  Ricardo Reis
Slideshows