...
23/10/2014 | 06:10 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por Margarida Videira da Costa

PUB
Há vários programas que lhe permitem obter experiência profissional naquele país. Veja aqui como procurar

"Quero trabalhar nos Estados Unidos. Onde posso encontrar oportunidades?"

Dúvidas? Pergunte ao Guru
D.R.
26/11/2012 | 15:15 |  Dinheiro Vivo

Procura emprego fora de Portugal? Sempre sonhou ter uma experiência numa capital europeia? Gostava de aprender a explorar os novos mercados africanos? Ou simplesmente quer alargar o seu portefólio de clientes a empresas estrangeiras?

Siga o Dinheiro Vivo no Facebook e receba diariamente todas as novidades de emprego.

Questão: Têm conhecimento de como posso fazer um estágio profissional nos Estados Unidos? Onde posso eu encontrar programas de apoio a jovens adultos que queiram ter uma experiência profissional nesse país? Bruno Ferreira

Envie-nos as suas questões. O nosso guru responde a uma por dia

Resposta: A via mais fácil para obter experiência profissional nos EUA é através de programas como o EF, que combinam cursos de línguas com estágios em empresas da sua área de formação. Estes programas têm convénios com empresas com as quais é difícil contactar diretamente e são reconhecidos internacionalmente. A única desvantagem é o preço, que é relativamente elevado.

A segunda via para ser estagiário nos Estados Unidos é candidatar-se diretamente a um anúncio para um internship ou traineeship - o primeiro, estágio no sentido português mais comum, ou seja, sem remuneração e sem vínculos laborais posteriores; o segundo como uma espécie de nível 0 de integração numa empresa, com remuneração e provável contrato pós-estágio. Neste caso, e como não especifica a área de formação, pode procurar anúncios aqui, na maior base de anúncios para estágios (mais de 60 mil atualmente) em todos os estados dos EUA.

Note que, para o empregador norte-americano, é muito importante que esclareça se está autorizado a trabalhar nos EUA. No caso dos estágios e dependendo da duração e remuneração, pode fazê-lo com visto de estudante. Informe-se junto da embaixada norte-americana e não deixe de incluir este tema na carta de motivação que enviar.

Se o que procura não é especificamente um estágio mas uma experiência profissional temporária, pode optar também pelas sugestões do CIEE Work and Travel USA. Trata-se de um programa governamental que ajuda estudantes e jovens profissionais estrangeiros, com um visto especial que lhes permite viajar e trabalhar, durante um período de tempo, nos Estados Unidos. Toda a informação, muito completa, sobre o programa pode ser encontrada aqui.

Quer trabalhar lá fora? Pergunte-nos como através de emprego@dinheirovivo.pt

Opinião&Blogs
Obrigado, Governo
Por  Luís Reis Ribeiro
14:01
De pernas para o ar   Por  António Perez Metelo
09:58
A melodia da desconstrução   Por  João Almeida Moreira
12:44
Slideshows