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Por João Almeida Moreira

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Crónicas de um português emigrado em São Paulo, Brasil

O sentimento de culpa do emigrante

25/04/2012 | 00:33 |  Dinheiro Vivo

E se de repente um português sentir mais vontade de votar na brasileira Dilma do que em dois ex-jotas portugueses? Um emigrante perde inevitavelmente a ligação sentimental ao país de origem? Os pioneiros irlandeses dos EUA temiam que sim, esta coluna tenta provar que não.

A country music americana nasceu com os emigrantes irlandeses. Um estudo recente das letras das canções originais revelou que, ao contrário do que se possa pensar, eles não se cantavam a si próprios, não exaltavam o salto no desconhecido que tinham dado, não lamentavam as dificuldades de adaptação ao novo mundo, não descreviam o que os seus olhos viam. Pelo contrário: os poemas falavam do que a memória lhes dizia, dos velhos e crianças que ficaram na Irlanda faminta, do verde da paisagem da ilha, da Igreja Católica que lhes moldou, melhor ou pior, a personalidade.

A conclusão desses estudos é que os pioneiros irlandeses nos EUA temiam a apostasia, isto é, esquecerem-se de quem eram e contaminarem-se pelo carrossel de emoções que lhe provocava o país de destino, tão maior e tão diferente da Irlanda-natal. Queriam ser exilados irlandeses, jamais imigrantes americanos. As letras das canções eram, por isso, gemidos de um sentimento de culpa.

Faz sentido este sentimento de culpa? Faz sentido esta gestão de emoções?

O ser humano toda a vida (e cada vez mais) geriu tudo e orçamentou tudo, do mais concreto ao menos palpável. Controla-se o dinheiro ao cêntimo e o tempo, sobretudo o tempo, ao minuto. Porque se tempo e dinheiro são a mesma coisa, o primeiro é ainda mais traiçoeiro do que o segundo porque é ainda mais difícil de prever quando nos vai acabar - o cálculo económico está mais avançado do que a medicina.

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