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Por Ana Baptista

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Empresas como a EDP, Galp ou Gas Natural Fenosa dizem que as margens ainda são quase zero no mercado liberalizado

Vender gás natural no mercado livre não dá lucro

02/10/2012 | 23:00 |  Dinheiro Vivo

O mercado livre do gás já está em pleno funcionamento nos grandes clientes industriais e a partir de janeiro de 2013 arranca o período transitório para os domésticos, contudo, para as empresas que vendem o gás natural - como a Galp, a EDP ou até a espanhola Fenosa - este negócio tem poucas ou nenhumas margens.

"A tarifa regulada coloca um tecto nos preços e por isso a margem para o operador livre é próxima de zero", disse ao Dinheiro Vivo, Carlos Gomes da Silva, administrador executivo da Galp e presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural (AGN).

Para este responsável, esta realidade é ainda mais evidente no mercado dos domésticos. "Nos clientes industriais os preços são negociados cara a cara e os operadores podem aportar outras vantagens, o que não acontece nos domésticos", acrescentou à margem da conferência The Golden Age of Gas, promovida pela AGN.

A solução, diz Gomes da Silva, passa por apresentar ofertas mais completas aos consumidores. "É preciso definir como é que se quer estar no mercado porque as tarifas têm uma componente regulada que está definida e na qual não se pode mexer".

O mercado livre do gás já está em pleno funcionamento nos grandes clientes industriais e a partir de janeiro de 2013 arranca o período transitório para os domésticos, contudo, para as empresas que vendem o gás natural - como a Galp, a EDP ou até a espanhola Fenosa - este negócio tem poucas ou nenhumas margens.

"A tarifa regulada coloca um tecto nos preços e por isso a margem para o operador livre é próxima de zero", disse ao Dinheiro Vivo, Carlos Gomes da Silva, administrador executivo da Galp e presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural (AGN).


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