...
22/09/2014 | 09:09 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por Paula Brito

PUB
A filha do presidente de Angola estreia-se na 31.ª posição com uma fortuna avaliada em 500 milhões de dólares (386,3 milhões de euros)

Forbes. Isabel dos Santos entre os 40 Africanos Mais Ricos

Isabel dos Santos
D.R.
07/12/2012 | 18:05 |  Dinheiro Vivo

A empresária e investidora angolana Isabel dos Santos é uma das 40 personalidades mais ricas de África, apontada pela revista Forbes. Ver aqui 2.ª edição deste ranking.

A filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, surge na 31.ª posição do ranking, com uma fortuna avaliada em 500 milhões de dólares (386,3 milhões de euros). Estreia-se na lista com outra mulher, a empresária nigeriana Folorunsho Alakija, 61 anos, no 24.º lugar, com fortuna avaliada em 600 milhões de dólares.

A entrada da empresária de 39 anos, justifica a revista norte-americana, acontece "depois de ter aumentado sua participação no capital privado na Zon Multimedia em Portugal, uma empresa de TV por cabo e Internet, para cerca de 19% durante o Verão." Acrescenta ainda a Forbes que "ela controla uma entidade separada que é dona por sua vez de um adicional de 10% da Zon."

No seu texto de apresentação a Forbes recorda que Isabel dos Santos, casada, com três filhos, é "também uma investidora no banco BPI, de Portugal, e membro do conselho e investidor no banco BIC, que recentemente adquiriu o Banco Português de Negócios (BPP), um banco nacionalizado."

No perfil traçado, a revista lembra que a empresária estudou engenharia no Kings College, em Londres, onde vivia com sua mãe, que é divorciada do presidente dos Santos.

Isabel dos Santos começou sua carreira nos negócios em 1997, aos 24 anos, com um restaurante em Luanda, o Miami Beach. No início de 1990, foi empregada pela Urbana 2000, uma subsidiária do grupo angolano Jembas, como engenheira e gerente de projeto.

A empresária angolana Isabel dos Santos é uma das 40 personalidades mais ricas de África, surgindo pela primeira vez na revista Forbes

Opinião&Blogs
Bem-vindos a Portugal
Por  Sílvia de Oliveira
23:49
Santos e pecadores   Por  João Adelino Faria
23:47
O populismo na Europa   Por  Ricardo Reis
03:44
A feira das imbecilidades   Por  Pedro Bidarra
Slideshows