...
01/08/2014 | 10:49 | MOBILE | RSS
RSS
+-TEXTO

Por Erika Nunes

PUB
Ajudou a fazer a Casal Boss. Hoje tem parcerias com a Bosch e é a única empresa europeia a fabricar pedaleiras e travões de bicicleta

Negócio de família exclusivo na Europa

Família Miranda faz bicicletas há 62anos
Lisa Soares
11/05/2012 | 23:00 |  Dinheiro Vivo

É uma empresa portuguesa e, este ano, já aumentou as vendas quase 23%, é referida como exemplo de qualidade e desenvolve componentes de topo de gama para as maiores marcas europeias. Falamos da Miranda & Irmão, sediada em Águeda, que fabrica peças para bicicletas e deve os seus 62 anos de história - a passar para a terceira geração da mesma família - à resiliência com que se adaptou à morte dos seus primeiros clientes nacionais: as marcas de motorizadas, incluindo as famosas Casal Boss e Famel.

Para sobreviver, a Miranda & Irmão apostou na inovação e nos mercados externos para se afirmar com segurança. "Queremos ser líderes europeus de componentes para bicicletas", afirma João Miranda, de 50 anos, filho e sobrinho dos fundadores. João acredita que "apostar na venda visando apenas o lucro imediato" vale menos do que "apostar na marca - o caminho que permite solidificar a empresa" e prepará-la para o futuro. Por isso já começou a envolver o filho, também João, de 27 anos, nos negócios, para dar continuidade à Miranda & Irmão.

Nos próximos dois anos, a empresa vai investir 250 mil euros em publicidade e marketing "nos mercados externos mais interessantes" - Alemanha, Holanda, Áustria e França - e que são também onde se encontram os principais clientes da empresa. "Na Alemanha e na Holanda, as bicicletas elétricas têm tido um crescimento fabuloso", revela o empresário.

"Somos o único fabricante de pedaleiras e de travões na Europa. Esse é um trunfo de que não abdicamos. Os chineses competem pelo preço, nós nunca o faremos. Apostamos no design, na inovação e na qualidade e é isso que nos tem aproximado de empresas como a Bosch, com quem desenvolvemos produtos em parceria", explica João Miranda.

A conceção de peças à medida do cliente, com acabamentos superiores e algumas adaptações ou inovações próprias, a par do cumprimento de requisitos "fundamentais para as grandes empresas europeias, como a estabilidade financeira ou as condições de fabrico e de testes na fábrica", constituem a atual força da Miranda & Irmão.

João afirmou a marca portuguesa entre gigantes mundiais

Opinião&Blogs
A vida social de Vítor Bento
Por  Sílvia de Oliveira
00:00
A América é que ganhou a Copa   Por  João Almeida Moreira
00:00
Esta apanhou-me na curva   Por  Ana Rita Guerra
00:00
O risco da improbabilidade   Por  Sílvia de Oliveira
Slideshows