Luanda Leaks

Luanda Leaks: CMVM admite que caso afecta confiança dos investidores

A Presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias. (Foto: TIAGO PETINGA/LUSA)
A Presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias. (Foto: TIAGO PETINGA/LUSA)

A presidente da CMVM nega que o caso abale a credibilidade dos supervisores.

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriela Figueiredo Dias, reconheceu, esta quinta-feira, que o caso Luanda Leaks afeta a confiança dos investidores e a sua perceção em relação ao mercado de capitais português.

“São factos que impactam a confiança dos investidores”, afirmou a presidente do supervisor financeiro quando questionada sobre o caso Luanda Leaks na conferência de apresentação das ‘Prioridades da CMVM 2020’.

Adiantou que o caso, que envolve a empresária angolana Isabel dos Santos, tem impacto em termos de “perceção reputacional no mercado”.

Mas Gabriela Figueiredo Dias adiantou que o caso “não põe em causa a credibilidade dos reguladores”, incluindo da CMVM.

Isabel dos Santos é suspeita de alegadamente ter desviado dinheiro, nomeadamente da Sonangol. A filha do ex-presidente de Angola é arguida em Angola, num processo que envolve ainda outros arguidos, por suspeitas de gestão danosa e desvio de dinheiro.

A empresária angolana é a principal acionista da NOS, em parceria com a Sonae, e é acionista da Galp Energia, de forma indireta. Isabel dos acionistas detém ainda a Efacec e é a maior acionista do EuroBic, tendo ontem o banco anunciado que a posição acionista da empresária será vendida.

Em atualização

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à comunicação social após a sessão de apresentação sobre a “Situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal”, realizada no Infarmed, em Lisboa, 24 de março de 2020. RODRIGO ANTUNES/LUSA

“Impõe-se manter as medidas de contenção”, diz Marcelo

Foto: DR

Eletricidade. Fatura das famílias pode sofrer agravamento de quase 70%

Aviao TAP

Oficial: TAP avança para lay-off de 90% dos trabalhadores

Luanda Leaks: CMVM admite que caso afecta confiança dos investidores