A petrolífera angolana, Sonangol, garante que vai manter as posições que detém no capital da Galp Energia e no Milllenium bcp.
Uma fonte do conselho de administração da Sonangol citada pelo jornal Expresso este sábado afirmou que apesar “a participação da Sonangol na Galp, um ativo altamente valioso, é para manter, assim como no Millennium”.
O Jornal de Negócios noticiou no passado dia 13 que a Sonangol estava à procura de um comprador para a participação na petrolífera portuguesa.
O maior acionista da Galp é a Amorim Energia, com 33,34% da companhia. A Sonangol tem uma posição indireta na Galp através de um dos acionistas da Amorim Energia, a Esperaza Holding, que controla 45% do maior acionista da petrolífera portuguesa. A Sonangol detém 60% da Esperaza e a empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-presidente de Angola, tem os restantes 40%.
Segundo a mesma fonte, citada pelo Expresso, o que está em causa é o diferendo entre a Sonangol e Isabel dos Santos, no âmbito da Esperanza Holding.
A petrolífera detinha 19,49% do capital do bcp no final de 2017.