António Saraiva

Presidente da Confederação Empresarial de Portugal

António Saraiva

Números que dão que pensar

Conhecido o apuramento da execução orçamental em 2020, é já possível tecer algumas considerações mais fundamentadas sobre a resposta dada pela política orçamental ao impacto económico da pandemia.
Comparemos, em primeiro lugar, a execução com o que foi orçamentado: concluímos que a receita ficou praticamente no valor previsto pelo Orçamento Suplementar, enquanto a despesa ficou cerca de mil milhões de euros aquém do orçamentado. Daqui resultou um desvio do défice sensivelmente no mesmo montante de um pouco mais de mil milhões de euros. Em percentagem do PIB, o défice foi de 5,7% contra os 6,3% projetados pelo Orçamento Suplementar.

António Saraiva

2021: O ano europeu do transporte ferroviário

No próximo dia 29 de março terá lugar o lançamento do ano europeu da ferrovia. A União Europeia decidiu designar 2021 como o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, para promover o uso dos comboios como modo de transporte sustentável, inovador e seguro. Durante este ano serão sublinhados, nomeadamente, os seus benefícios para a economia e o ambiente e procurar-se-á dar particular atenção aos desafios que subsistem à criação do verdadeiro espaço ferroviário europeu único, sem fronteiras.