Carlos Brito

Memória com Futuro 

Memória com Futuro 

O Congresso Douro & Porto - Memória com Futuro, promovido recentemente pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, estruturou-se em torno de cinco eixos temáticos - Território, Gentes, Vinha, Vinho e Mercados - tendo alguns dos oradores centrado a sua atenção no passado, enquanto outros se focaram mais em perspetivar o futuro. Mas sempre reconhecendo que este não pode viver sem aquele, do mesmo modo que o passado só verdadeiramente se valoriza se ajudar a construir o futuro.

O grande salto em frente

O grande salto em frente

Não, não vou falar da campanha lançada por Mao Tsé-Tung no final da década de 50 do século passado com o propósito de fazer da China um país desenvolvido e igualitário num curto espaço de tempo. Como todos sabemos, o que se conseguiu em tempo infelizmente recorde foi um descalabro económico e social que se traduziu em dezenas de milhões de mortos.
A verdade, no entanto, é que o mundo precisa hoje de um enorme salto em frente. A situação pré-covid caracterizava-se por um conjunto de ameaças e tensões a que urgia dar resposta: desde as alterações climáticas às desigualdades sociais, passando pelas grandes vagas migratórias, pela redução da biodiversidade, pelo desrespeito pelos direitos humanos, pelos conflitos bélicos, religiosos e económicos cada vez mais relevantes.