

Ilídia Pinto
Sou jornalista a tempo inteiro desde 1990, ano em que terminei o Curso de Comunicação Social na Escola Superior de Jornalismo, no Porto. Comecei pelo centenário 'O Primeiro de Janeiro' - pelo Desporto e, mais tarde, nas secções de 'Porto' e 'Coisas da Vida', equivalente à 'Sociedade' nos jornais de hoje - e cheguei ao mundo da Economia por mero acaso, ao colaborar com a já desaparecida revista 'Empresário'. Gostei da experiência e dediquei-me à área. No 'Diário Económico' e depois no 'Diário de Notícias', de onde transitei para o 'Dinheiro Vivo' no arranque deste projeto, há quatro anos. Fui dirigente do Sindicato de Jornalistas entre 2002 e 2014. Antes disto tudo, fui empregada fabril na indústria têxtil, operadora de caixa no primeiro hipermercado do país e escriturária.
Artigos publicados


PRR. Empresas familiares querem saber retorno esperado dos investimentos a realizar
A falta de previsões sobre o impacto estimado no PIB do Plano de Recuperação e Resiliência é "irresponsável" do ponto de vista da gestão, diz o presidente da Associação das Empresas Familiares.

Covid-19. Empresas querem subsídios a fundo perdido
Inquérito da AEP aos associados, em fevereiro, mostra que 97% das empresas considera "urgente" a antecipação imediata dos fundos europeus, sob pena de uma "destruição massiva da capacidade instalada"

Pandemia "aprofundou as desigualdades no acesso à energia"
Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor acredita que a crise gerada pela covid-19 "fez com que muitas pessoas vivessem a pobreza energética pela primeira vez na sua vida"

Governo quer sistema financeiro a apoiar a renovação de edifícios
"Não há nenhuma razão para que a banca financie a compra de casa e não apoie este tipo de intervenções", defendeu o secretário de Estado Adjunto e da Energia na conferência internacional 'Making Decarbonization Fair', co-organizada pela Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores. Sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, garante que "haverá qualquer atraso da nossa parte, estamos apenas pendentes da disponibilização dos fundos por parte da União Europeia"

Eletricidade. Redução do IVA chega às famílias numerosas
Pedido tem de ser feito por escrito aos comercializadores de eletricidade, acompanhado de comprovativo de que se trata de uma família com cinco ou mais elementos

DECO quer uma transição energética justa "que não deixe ninguém para trás"
"Tirando a tarifa social, em Portugal não há mais apoio nenhum para ajudar os mais vulneráveis no combate à pobreza energética", diz Carolina Gouveia, jurista da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor

Têxtil estima perda de 850 milhões de faturação
Com uma queda de 11% no valor exportado, a fileira têxtil perdeu 572 milhões de euros em 2020, ficando-se pelos 4.643 milhões de exportações totais. Mas 4% das exportações corresponderam a máscaras e outros equipamentos de proteção individual para o combate à covid, avaliados em cerca de 189 milhões. Sem eles, a quebra teria sido de quase 15% correspondente a menos 761 milhões de euros, destaca a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP).

Desemprego no calçado cresceu 53,5%
Em janeiro de 2020, havia 4.587 desempregados registados no IEFP referentes à indústria do couro e produtos do couro, o que representa aumento de 53,5% face ao período homólogo. É a segunda indústria com uma variação homóloga maior, a seguir ao alojamento e restauração.
