

João Tomé
Coordenador de site e jornalista
Explorar, experienciar e contar 'estórias'. Primeiro nas Caldas da Rainha, essa bela localidade, depois pelo mundo como jornalista. A minha paixão pela rádio nasceu na TSF, o gosto pela imprensa e pelo online cresceu inicialmente no Público, passou pela Visão, Destak, Sábado, AutoSport, Notícias Magazine, entre outras colaborações. Na televisão juntaram-se várias paixões nos programas 35mm (cinema), TV Turbo e Volante (automóveis), da SIC Notícias. Tecnologia, inovação, gadgets, automóveis, desporto (com o desporto rei em destaque) e, claro, a magia do cinema são as áreas preferidas e sobre as quais escrevo e transformo em vídeos desde (quase) sempre. Até agosto de 2021 fui coordenador da área de tecnologia e também do site do Dinheiro Vivo. Atualmente colaboro como autor do podcast Made in Tech (de conversas várias sobre a tecnologia que está a mudar as nossas vidas) e sou criador de conteúdos numa tecnológica americana.
Artigos publicados


Da mobilidade aumentada à Fitbit das partes íntimas. Como foi a CES 2023
#75. A correspondente do Dinheiro Vivo, DN e Lusa em Los Angeles, Ana Rita Guerra, esteve na feira de tecnologia de CES, em Las Vegas, e fala-nos de algumas das novidades. Faltaram carros autónomos, 5G e metaverso, mas houve mobilidade criativa, ideias fora da caixa e várias promessas para além de 2023.

Elon Musk, Twitter e o caos de um flop com asas + 2023 em perspetiva
#74. Análise ao Twitter sob o comando de Elon Musk, a influência social do Twitter (bem maior do que os utilizadores que têm) na atualidade. A opinião de Chris Anderson, fundador do projeto TED (conversa na Web Summit), sobre Musk e o Twitter. + Alguns destaques a pensar em 2023.

ChatGPT, a invenção do ano. A revolução não vai ser transmitida na TV
No podcast Made in Tech terminamos o ano a falar daquele que promete ser uma das invenções do ano, eventualmente recordada por muitos anos. O ChatGPT, do consórcio privado de investigação OpenAI, parece um simples chatbot, mas com a tecnologia GPT-3 consegue criar código para programação, poemas ou textos completos em qualquer área (incluindo jornalismo). Promete mudar a forma como trabalhamos, mas também faz traz preocupações.

ChatGPT, a invenção do ano. A revolução não vai ser transmitida na TV
#73. Especial ChatGPT. A OpenAI lançou um chatbot chamado ChatGPT, que é capaz de gerar respostas humanas a consultas dos utilizadores em linguagem natural e conversacional. A capacidade da tecnologia GPT-3 que usa é única ao ponto de poder criar código e escrever poemas. É criativo. O principal investidor é a Microsoft, mas há mais, incluindo Elon Musk. Pode mudar a forma como trabalhamos e aprendemos mas há já receios do potencial para o mal. Está em beta. Sam Altman é o seu CEO.

Biotecnologia e as doenças neurológicas. Com Marta Rodrigues (Biogen Portugal)
#72. Conversa sobre biotecnologia e a evolução do tratamento das doenças neuronais com Marta Rodrigues, head of value&access and Corporate Affairs da Biogen Portugal. Uma perspectiva mais geral.

Drones dos oceanos e satélites 'tugas' que salvam vidas. Tiago Rebelo e os avanços do CEiiA
No episódio #71 do podcast Made in Tech falamos com Tiago Rebelo, responsável pela área de Oceano e Espaço do centro de Matosinhos, CEiiA. A tecnologia lá desenvolvida já criou o ORCA, uma espécie de drone aquático e está a ajudar a construir satélites e lançadores Made in Portugal que fazem a diferença em situações como incêndios ou cheias.

Drones dos oceanos, satélites 'tugas' e elevadores espaciais. Com Tiago Rebelo (CEiiA)
#71. Tiago Rebelo é o diretor da área de Oceano e Espaço do CEiiA, o inovador Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto português, com sede em Matosinhos. Falamos da sua experiência a fazer investigação no Círculo Polar Ártico sobre elevadores espaciais, os projetos do CEiiA na robótica submarina (drones dos mares), e na construção de microssatélites portugueses capazes de ajudar, entre outras coisas, nos incêndios, cheias, etc.

Cabo USB-C obrigatório na Europa (iPhone incluído). O lado negativo da decisão
Esta semana fazemos um pequeno resumo centrado na aprovação pelo Parlamento Europeu da legislação que vai tornar o USB-C no padrão em smartphones (iPhone incluído) e outros dispositivos. Porque o que parece ser uma vantagem pode ter um lado mais negativo. Falamos ainda do Twitter, Elon Musk e do prémio Nobel da Física e da celebração da era quântica.

Física: A origem do universo (e as partículas que somos nós e a natureza)
#70. André David é investigador sénior no centro europeu CERN, na Suíça e Patrícia Conde é professora de física no Técnico e investigadora do grupo português no projeto internacional ATLAS. Uma conversa sobre o Bosão de Higgs, a sua importância do Bosão de Higgs como ferramenta para por à prova a nossa compreensão da natureza e do universo. As ferramentas únicas e imponentes do CERN. E as grandes questões da física e dos 'mundos' por descobrir nas partículas que não vemos e fazem parte de nós.

Como reinventar uma tecnológica ucraniana (com ajuda portuguesa) em tempo de guerra
No episódio #69 do podcast Made in Tech falamos com Alexandra Govorukha. Como a Sigma Software está agora presente em Portugal após a guerra e como o evento Hack for Peace pode ajudar a Ucrânia. A fuga com a família e com os colegas após a invasão e o vibrante setor tech ucraniano, abalado pela guerra, mas capaz de dar soluções.

O ciberataque à TAP (e o que ainda está à espreita)
Esta semana dedicamo-nos a um pequeno resumo do ciberataque à TAP Air Portugal: o grupo que está por trás, o que pretende, os dados de 1,5 milhões de clientes comprometidos, cuidados a ter para estar protegido, o que a TAP pode ainda ter de enfrentar (vulnerabilidades e milhões por pagar), as tendências de ciberataques em Portugal. Para a semana voltamos às entrevistas.

Ucrânia & setor tech. Reinventar tecnológica em fuga da guerra (Alexandra Govorukha)
#69. Alexandra Govorukha é uma ucraniana que tem ajudado a desenvolver o setor tecnológico da Ucrânia e lidera as áreas de PR e Growth da empresa ucraniana Sigma Software. Os desafios de refazer a vida pessoal e uma empresa tecnológica após a disrupção causada pela guerra, como Portugal está a ajudar e o que é o projeto Hack for Peace, que lidera.

iPhone 14 & companhia a partir do Apple Park. Com Francisco Jerónimo
#68. Estamos de volta com um episódio dedicado aos anúncios da Apple e que é passado em parte em Cupertino, na Califórnia. Foi a partir do Apple Park, logo após os anúncios dos novos iPhone 14, AirPods e Apple Watch (incluindo a surpresa Ultra), que falámos com Francisco Jerónimo, vice-presidente da IDC Europe. A conversa aborda as várias novidades apresentadas, mas inclui uma pequena visita guiada pelo recinto da Apple.

O que valem o iPhone 14 & companhia? Francisco Jerónimo a partir do Apple Park
No #68 episódio do podcast Made in Tech temos Francisco Jerónimo, vice-presidente da IDC, a partir do Apple Park, na Califórnia, a analisar os anúncios da Apple onde não falta comunicação por satélite. Dos iPhone 14 (o novo Pro tem design diferente, "Dynamic Island"), AirPods Pro e Apple Watch (incluindo um Ultra). Visita guiada incluída.

Amazon aumenta preços e aposta na saúde, Facebook em queda copia (ainda mais) o TikTok
Neste resumo das novidades tech falamos das descobertas do telescópio James Webb, da empresa DeepMind e de tecnológicas. A Amazon anunciou o aumento do preço do serviço Prime e teve resultados acima do esperado (e vai apostar ainda mais na Saúde), a Apple e Google também parecem saudáveis, enquanto o Facebook caiu pela primeira vez em receitas e mudou a experiência dos utiizadores para se aproximar ainda mais do TikTok.

"Estamos a experimentar futuros para escolher o melhor". Luís Sarmento, parte ii
#67, parte ii. Segunda parte da conversa com Luís Sarmento, mais focada nas várias áreas tecnológicas onde a Inductiva Research Labs pode operar e como a inteligência artificial ainda podem levar inovação inimaginável a áreas pouco prováveis.

"Queremos ter prémios Nobel nos próximos 10 anos". Luís Sarmento, ex-Google e Amazon
No #67 episódio do podcast Made in Tech falamos com o inovador e investigador Luís Sarmento. Depois de experiências na Google e Amazon, voltou para Portugal para co-fundar a Inductiva Research Labs, que quer por o melhor da ciência e da inteligência artificial ao serviço da sociedade.

"Queremos ter prémios Nobel nos próximos 10 anos". Luís Sarmento, ex-Google e Amazon
#67. Luís Sarmento é investigador em machine learning, engenheiro e co-fundador da Inductiva Research Labs, empresa que quer levar o melhor da ciência a projetos de grande impacto nacional (a começar pelo desgaste da orla costeira portuguesa) e internacional. Falamos das passagens pelo Sapo, Amazon e Google, do seu lado de historiador da computação amador e de professor e colaborador permanente que conhece quase tudo e todos na área de inteligência artificial.
