João Tomé

Coordenador de site e jornalista

Explorar, experienciar e contar 'estórias'. Primeiro nas Caldas da Rainha, essa bela localidade, depois pelo mundo como jornalista. A minha paixão pela rádio nasceu na TSF, o gosto pela imprensa e pelo online cresceu inicialmente no Público, passou pela Visão, Destak, Sábado, AutoSport, Notícias Magazine, entre outras colaborações. Na televisão juntaram-se várias paixões nos programas 35mm (cinema), TV Turbo e Volante (automóveis), da SIC Notícias. Tecnologia, inovação, gadgets, automóveis, desporto (com o desporto rei em destaque) e, claro, a magia do cinema são as áreas preferidas e sobre as quais escrevo e transformo em vídeos desde (quase) sempre. Até agosto de 2021 fui coordenador da área de tecnologia e também do site do Dinheiro Vivo. Atualmente colaboro como autor do podcast Made in Tech (de conversas várias sobre a tecnologia que está a mudar as nossas vidas) e sou criador de conteúdos numa tecnológica americana.

Sam Altman e Elon Musk, ambos são co-fundadores do projeto OpenAI, que criou o ChatGPT. Altman é o atual

ChatGPT, a invenção do ano. A revolução não vai ser transmitida na TV

No podcast Made in Tech terminamos o ano a falar daquele que promete ser uma das invenções do ano, eventualmente recordada por muitos anos. O ChatGPT, do consórcio privado de investigação OpenAI, parece um simples chatbot, mas com a tecnologia GPT-3 consegue criar código para programação, poemas ou textos completos em qualquer área (incluindo jornalismo). Promete mudar a forma como trabalhamos, mas também faz traz preocupações.

Made in Tech

ChatGPT, a invenção do ano. A revolução não vai ser transmitida na TV

#73. Especial ChatGPT. A OpenAI lançou um chatbot chamado ChatGPT, que é capaz de gerar respostas humanas a consultas dos utilizadores em linguagem natural e conversacional. A capacidade da tecnologia GPT-3 que usa é única ao ponto de poder criar código e escrever poemas. É criativo. O principal investidor é a Microsoft, mas há mais, incluindo Elon Musk. Pode mudar a forma como trabalhamos e aprendemos mas há já receios do potencial para o mal. Está em beta. Sam Altman é o seu CEO.

Made in Tech

Drones dos oceanos, satélites 'tugas' e elevadores espaciais. Com Tiago Rebelo (CEiiA)

#71. Tiago Rebelo é o diretor da área de Oceano e Espaço do CEiiA, o inovador Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto português, com sede em Matosinhos. Falamos da sua experiência a fazer investigação no Círculo Polar Ártico sobre elevadores espaciais, os projetos do CEiiA na robótica submarina (drones dos mares), e na construção de microssatélites portugueses capazes de ajudar, entre outras coisas, nos incêndios, cheias, etc.

Made in Tech

Física: A origem do universo (e as partículas que somos nós e a natureza)

#70. André David é investigador sénior no centro europeu CERN, na Suíça e Patrícia Conde é professora de física no Técnico e investigadora do grupo português no projeto internacional ATLAS. Uma conversa sobre o Bosão de Higgs, a sua importância do Bosão de Higgs como ferramenta para por à prova a nossa compreensão da natureza e do universo. As ferramentas únicas e imponentes do CERN. E as grandes questões da física e dos 'mundos' por descobrir nas partículas que não vemos e fazem parte de nós.

Made in Tech

iPhone 14 & companhia a partir do Apple Park. Com Francisco Jerónimo

#68. Estamos de volta com um episódio dedicado aos anúncios da Apple e que é passado em parte em Cupertino, na Califórnia. Foi a partir do Apple Park, logo após os anúncios dos novos iPhone 14, AirPods e Apple Watch (incluindo a surpresa Ultra), que falámos com Francisco Jerónimo, vice-presidente da IDC Europe. A conversa aborda as várias novidades apresentadas, mas inclui uma pequena visita guiada pelo recinto da Apple.

Made in Tech

Amazon aumenta preços e aposta na saúde, Facebook em queda copia (ainda mais) o TikTok

Neste resumo das novidades tech falamos das descobertas do telescópio James Webb, da empresa DeepMind e de tecnológicas. A Amazon anunciou o aumento do preço do serviço Prime e teve resultados acima do esperado (e vai apostar ainda mais na Saúde), a Apple e Google também parecem saudáveis, enquanto o Facebook caiu pela primeira vez em receitas e mudou a experiência dos utiizadores para se aproximar ainda mais do TikTok.

Made in Tech

"Queremos ter prémios Nobel nos próximos 10 anos". Luís Sarmento, ex-Google e Amazon

#67. Luís Sarmento é investigador em machine learning, engenheiro e co-fundador da Inductiva Research Labs, empresa que quer levar o melhor da ciência a projetos de grande impacto nacional (a começar pelo desgaste da orla costeira portuguesa) e internacional. Falamos das passagens pelo Sapo, Amazon e Google, do seu lado de historiador da computação amador e de professor e colaborador permanente que conhece quase tudo e todos na área de inteligência artificial.

Made in Tech

A "magia" espacial trazida pelo James Webb, a polémica antiga na Uber e a nova no Twitter

Esta semana fazemos uma pausa nas entrevistas e fazemos um resumo da semana tecnológica, das incríveis imagens de uma parte do universo reveladas do telescópio James Webb, passando pela polémica (antiga) que voltou à baila da Uber e da sua anterior cultura tóxica, passando pela luta Musk-Twitter, a incerteza nos mercados e no valor da crypto, entre outros temas. Para a semana temos o inovador português Luís Sarmento.