Jorge Fonseca de Almeida

Economista, MBA. Autor de livros e artigos sobre Capital Social, Marketing, Fraude e Corrupção, Compliance e Corporate Governance. Consultor de gestão.

Jorge Fonseca de Almeida

Independência judicial e Justiça

É hoje conhecida a estreita ligação entre as instituições políticas e o desenvolvimento económico dos países. Certas instituições freiam e impedem o desenvolvimento económico. A separação de poderes está na base das instituições políticas modernas. A independência judicial é extremamente importante porque ela garante a igualdade dos cidadãos perante a Lei. Quando grupos extensos de cidadãos não têm os mesmos direitos legais do que outros cria-se uma diferenciação que impede o desenvolvimento económico sustentado.

Jorge Fonseca de Almeida

Passos, Trump e a Ordem dos Economistas

Quando Trump de forma surpreendente se recusou a aceitar os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos muitos recordaram as cenas que Passos Coelho ensaiou a seguir às eleições de 2015, clamando vitória e, em conluio com Cavaco Silva, fazendo-se até empossar como Primeiro-Ministro recusando a derrota nas urnas. Podemos dizer que Passos foi um precursor de Trump. Nos dois casos a legalidade prevaleceu e os justos vencedores assumiram o poder. Porém ambos, Trump e Passos Coelho, não aceitaram a derrota continuando a clamar vitória. O perigo destes posicionamentos radicais é que vão minando a democracia e testam a que ponto podem assumir o poder pela força da propaganda contra o voto. Perderam esta primeira tentativa mas não desistem.