Jorge Fonseca de Almeida

Economista, MBA. Autor de livros e artigos sobre Capital Social, Marketing, Fraude e Corrupção, Compliance e Corporate Governance. Consultor de gestão.

Aproveitar oportunidade de crescimento

O plano quinquenal chinês para os anos de 2021 a 2025 foi aprovado pelo Plenário do Comité Central do Partido Comunista Chinês abrindo caminho para a sua aprovação no Parlamento. A maioria dos objetivos do último plano quinquenal foram atingidos: a China continuou a cresceu, erradicou a pobreza dos últimos 50 milhões de habitantes que ainda nela viviam nas áreas rurais, criou 60 milhões de novos empregos e consolidou o maior sistema de segurança social do mundo, garantindo cuidados de saúde a 1,3 mil milhões de pessoas e pensões de velhice aos idosos.

Economia e pandemia: o equilíbrio impossível

Nos últimos meses assistimos na União Europeia a uma tentativa falhada de procurar um equilíbrio que permitisse simultaneamente travar a pandemia e manter a economia em funcionamento, o que significa evitar o confinamento. Assim alguns países avançaram com formas de recolher obrigatório, imposição do uso de máscaras em recintos fechados, redução da capacidade de locais de convívio, como restaurantes, bares e discotecas, e dos parques desportivos. Ao mesmo tempo permitem que multidões partilhem transportes públicos apinhados, encham fábricas e escritórios pouco arejados, vivam em casas de pequenas com mais de 10 pessoas.