Maria da Graça Carvalho

Maria da Graça Carvalho

As lições da Irlanda e da Dinamarca

Há pouco menos de uma década, a onze de abril de 2011, era assinado o memorando de entendimento que marcava a entrada da troika em Portugal. Pela mesma altura, outro país europeu, a Irlanda, cumpria já o seu plano de ajustamento económico, iniciado alguns meses antes. Como sabemos, ambos viriam a honrar o apertado caderno de encargos estipulado por Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional. Infelizmente, as semelhanças ficaram-se por aí.

Maria da Graça Carvalho

A difícil tarefa de comandar sem dar o exemplo

A presidência do Conselho da União Europeia, sendo de enorme importância, não é uma condição a que se chegue por mérito. Toca a todos os Estados-Membros, numa lógica de rotatividade semestral que tem ajudado a dinamizar esta decisiva instituição comunitária. Contudo, esse caráter automático em nada reduz as responsabilidades de quem ocupa a posição. Principalmente em momentos de crise como aquele em que vivemos, nos quais os cidadãos estão, justificadamente, muito mais atentos à atuação dos decisores políticos.

Maria da Graça Carvalho

O 5G é muito mais do que internet super-rápida

As hesitações e controvérsias que têm marcado o lançamento do leilão das frequências de 5G em Portugal são uma má notícia para o país. A tecnologia de quinta geração é muito mais do que um mero upgrade, uma cíclica melhoria das velocidades de tráfego e de download nas redes móveis. O que está em causa, para que não restem dúvidas, é um verdadeiro "salto quântico" tecnológico, que constitui uma componente imprescindível da revolução digital que o mundo está a atravessar. E na qual não podemos de forma alguma arriscar perder o comboio.