bancos centrais

Banco de Espanha reforça supervisão bancária

banco de espanha
banco de espanha

Banco de Espanha reorganiza estrutura interna para reforçar coordenação entre organismos responsáveis pela supervisão bancária.

O conselho de administração do Banco de Espanha aprovou esta terça-feira a reorganização de três das suas direções-gerais, uma decisão que visa melhorar a coordenação entre os vários departamentos responsáveis pela supervisão bancária.

As alterações foram iniciadas em fevereiro último, depois de três responsáveis da instituição se terem demitido na sequência de uma investigação sobre a autorização dada para o banco público Bankia ser admitido na bolsa em 2011, contra a opinião dos técnicos do Banco de Espanha.

De acordo com um comunicado de imprensa, na direção-geral de Estabilidade Financeira e Resolução ficam agora agrupadas as funções relacionadas com a regulação financeira e com a participação do Banco de Espanha em diferentes organismos internacionais.

Na direção-geral de Supervisão é estabelecida a dependência direta dos quatro departamentos das operações de supervisão e cria-se o novo Departamento de Planificação e Análise, com o objetivo de “reforçar as funções transversais”.

Por último, a direção-geral auxiliar de Assuntos Internacionais passa para a direção-geral de Economia e Estatística.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Joao Silva/ Global Imagens)

Preço das casas aumentou 1,7% em novembro

Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI. Fotografia: EPA/MICHAEL REYNOLDS

FMI corta crescimento dos maiores parceiros de Portugal: Espanha e Alemanha

Isabel dos Santos  EPA/TIAGO PETINGA

Isabel dos Santos: Angola escolheu um caminho em que “todos vão ficar a perder”

Banco de Espanha reforça supervisão bancária