banca

Abanca chega a acordo para compra de 95% do EuroBic

abanca-hd

Negócio surge depois da empresária Isabel dos Santos ter posto a participação de 42,5% à venda, na sequência do Luanda Leaks.

O Abanca chegou a acordo para a compra de 95% das ações do EuroBic, do qual a empresária Isabel dos Santos era até agora a maior acionista. Em comunicado, o banco espanhol avança que o “Banco de Portugal foi informado em detalhe dos termos da operação”, mas, acrescenta, “o acordo de compra do EuroBic está sujeito, como acontece neste tipo de operações, a um processo de due dilligence e às autorizações das autoridades regulatórias”.

Na semana passada o Dinheiro Vivo noticiava que as negociações com o Abanca para a compra da instituição financeira liderada por Fernando Teixeira dos Santos eram as mais avançadas.

O presidente do Abanca tinha confirmado que o banco tinha interesse no EuroBic, mas apenas se pudesse controlar mais de 75% do capital. Na corrida ao banco de Isabel dos Santos estavam também investidores chineses e outros do país vizinho.

Leia aqui: Abanca confirma interesse no EuroBic mas quer posição de controlo

Em janeiro, na sequência do Luanda Leaks, a filha do antigo presidente de Angola anunciou a sua saída do capital do Eurobic, pondo à venda a sua participação de 42,5%.

Nesse mesmo dia, 22 de janeiro, a administração do EuroBic dava conta, em comunicado, que a empresária abdicava desde logo dos seus direitos de voto, e os administradores executivos indicados pela empresária renunciaram aos cargos.

O Abanca sublinha que “esta é a quinta aquisição do Abanca desde 2014 e a segunda em Portugal”. Em 2018 o banco galego comprou a operação do Deutsche Bank no nosso país. Também nesse ano adquiriu o banco da Caixa Geral de Depósitos em Espanha.

O Abanca tem 70 agências em Portugal, emprega 500 trabalhadores e soma 80 mil clientes.

O Banco de Portugal confirma que “foi hoje informado que o Abanca e o EuroBic assinaram um memorando de entendimento tendo em vista a aquisição pelo Abanca da maioria do capital do EuroBic”. E adianta que “esta aquisição está sujeita à autorização do Banco Central Europeu, em articulação com o Banco de Portugal, uma vez recebida e analisada a informação exigível”.

Notícia atualizada às 15:26 com informação do Banco de Portugal

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
7. Aeroporto de Londres Heathrow

Oficial. Portugal fora do corredor turístico do Reino Unido

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Decisão do Reino Unido é “absurda”, “errada” e “desapontante”, diz Santos Silva

O primeiro ministro, António Costa.     MANUEL DE ALMEIDA / POOL/LUSA

António Costa admite despedimentos na TAP com menos rotas e aviões

Abanca chega a acordo para compra de 95% do EuroBic