banca

Abanca chega a acordo para compra de 95% do EuroBic

abanca-hd

Negócio surge depois da empresária Isabel dos Santos ter posto a participação de 42,5% à venda, na sequência do Luanda Leaks.

O Abanca chegou a acordo para a compra de 95% das ações do EuroBic, do qual a empresária Isabel dos Santos era até agora a maior acionista. Em comunicado, o banco espanhol avança que o “Banco de Portugal foi informado em detalhe dos termos da operação”, mas, acrescenta, “o acordo de compra do EuroBic está sujeito, como acontece neste tipo de operações, a um processo de due dilligence e às autorizações das autoridades regulatórias”.

Na semana passada o Dinheiro Vivo noticiava que as negociações com o Abanca para a compra da instituição financeira liderada por Fernando Teixeira dos Santos eram as mais avançadas.

O presidente do Abanca tinha confirmado que o banco tinha interesse no EuroBic, mas apenas se pudesse controlar mais de 75% do capital. Na corrida ao banco de Isabel dos Santos estavam também investidores chineses e outros do país vizinho.

Leia aqui: Abanca confirma interesse no EuroBic mas quer posição de controlo

Em janeiro, na sequência do Luanda Leaks, a filha do antigo presidente de Angola anunciou a sua saída do capital do Eurobic, pondo à venda a sua participação de 42,5%.

Nesse mesmo dia, 22 de janeiro, a administração do EuroBic dava conta, em comunicado, que a empresária abdicava desde logo dos seus direitos de voto, e os administradores executivos indicados pela empresária renunciaram aos cargos.

O Abanca sublinha que “esta é a quinta aquisição do Abanca desde 2014 e a segunda em Portugal”. Em 2018 o banco galego comprou a operação do Deutsche Bank no nosso país. Também nesse ano adquiriu o banco da Caixa Geral de Depósitos em Espanha.

O Abanca tem 70 agências em Portugal, emprega 500 trabalhadores e soma 80 mil clientes.

O Banco de Portugal confirma que “foi hoje informado que o Abanca e o EuroBic assinaram um memorando de entendimento tendo em vista a aquisição pelo Abanca da maioria do capital do EuroBic”. E adianta que “esta aquisição está sujeita à autorização do Banco Central Europeu, em articulação com o Banco de Portugal, uma vez recebida e analisada a informação exigível”.

Notícia atualizada às 15:26 com informação do Banco de Portugal

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa-19/12/2019  - Conferencia de Antonio Mexia ,CEO da EDP. 
(PAULO SPRANGER/Global Imagens)

Chinesa CTG vende 1,8% da EDP

(A-gosto.com/Global Imagens).

PSD indisponível para viabilizar alteração à lei para aeroporto do Montijo

O ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Novo Banco: Estado como acionista só dilui posição do Fundo de Resolução

Abanca chega a acordo para compra de 95% do EuroBic