Lista de devedores

Banco de Portugal já divulgou a lista dos grandes devedores da banca

Lisboa, 03/08/2014 - Carlos Costa, governador do Banco de Portugal anuncia a recapitalização do BES.


(Ângelo Lucasl / Global Imagens )
Lisboa, 03/08/2014 - Carlos Costa, governador do Banco de Portugal anuncia a recapitalização do BES. (Ângelo Lucasl / Global Imagens )

O Banco de Portugal revelou esta terça-feira a lista dos grandes devedores da banca. O relatório, publicado no site da instituição, mostra quanto perderam nos últimos 12 anos os oito bancos que recorreram à ajuda do Estado.

A informação é anónima, estando identificados os bancos mas não os clientes. Estes são identificados no relatório através de um código numérico, sendo que a cada devedor foi atribuído o mesmo código em todos os bancos. Cada código diz respeito a um grupo económico, que pode incluir mais do que uma empresa.

O Banco de Portugal explica que a informação se baseia em dados “da exclusiva responsabilidade” dos bancos, e adiciona informação ao relatório que a instituição já tinha divulgado no passado dia 23 de maio.

A publicação dos números, esclarece ainda o supervisor da banca, resulta de “um diálogo construtivo” entre o Banco de Portugal e os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças.

Para cada banco, e por data de referência, o BdP disponibiliza uma tabela com “as grandes posições financeiras, incluindo créditos e participações societárias”.

Foram consideradas, explica o supervisor, “as operações com perdas associadas e de valor correspondente a pelo menos 1% do montante total dos fundos mobilizados, mas nunca inferior a 5 milhões de euros”.

Assim, é considerado um grande devedor na Caixa Geral de Depósitos quem tenha uma exposição de 62,5 milhões de euros. Para o BPN o montante é de 49,2 milhões de euros. Os grandes devedores do BES/ Novo Banco têm dívidas a partir de 43,3 milhões de euros. No Banif o limiar é de 33,6 milhões de euros e no BCP a fasquia de 1% corresponde a 30 milhões de euros. Para o BPI o montante é de 15 milhões e no BPP as perdas consideradas são de cinco milhões.

(Em atualização…)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Altice sobre compra TVI. “Estado perdeu 200 milhões num ano”

Alexandre Fonseca, presidente da Altice Portugal (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Altice sobre compra TVI. “Estado perdeu 200 milhões num ano”

Combustíveis

Petróleo sobe em flecha. “Não haverá impacto perturbador nas nossas algibeiras”

Outros conteúdos GMG
Banco de Portugal já divulgou a lista dos grandes devedores da banca