banca

BBVA vai passar a sucursal em Portugal

Fotografia: Direitos Reservados
Fotografia: Direitos Reservados

Banco espanhol vai passar de filial a sucursal. Objetivo é dar à operação maior capacidade de gestão.

O BBVA Portugal vai passar de filial a sucursal, segundo informação disponível no ‘site’ do grupo, em que refere que este continua a ser “um mercado muito importante” e que o objetivo é dar à operação maior capacidade de gestão.

“O BBVA dá mais um passo na sua estratégia de transformação e inicia o processo de absorção da sua filial portuguesa (…). Uma vez concretizada esta fusão, o BBVA vai dotar a sua estrutura de maior eficiência e agilidade, pondo a tecnologia ao serviço das pessoas e melhorando a oferta de valor aos clientes, aproveitando o ‘rating’ [avaliação] do grupo”, refere a informação que consta na página do banco espanhol na internet.

Com este processo, os clientes do BBVA deixam de ser clientes de um banco de direito português e passam a clientes da sucursal de um banco espanhol.

O BBVA diz que “Portugal continua a ser um mercado muito importante” e que, com este processo, quer “assegurar a sua sustentabilidade e a solidez do seu negócio no país”.

O grupo espanhol refere quer “continuar a crescer com os seus clientes em Portugal com uma maior eficiência de gestão, ganhando competitividade comercial e melhorando a qualidade de serviço”.

Para o BBVA, esta fusão irá permitir à operação em Portugal “dispor das melhores capacidades de gestão” e com um “acesso mais ágil às suas plataformas e soluções tecnológicas”.

A Lusa contactou fonte oficial do grupo que disse que esta mudança não significa a redução da operação do BBVA em Portugal e que o processo de diminuição de trabalhadores foi já concluído em 2015.

O modelo de negócios do BBVA em Portugal assenta, atualmente, no segmento da banca de empresas e de clientes particulares ‘premium’ (com rendimentos mais elevados).

O BBVA, que está em Portugal há 26 anos, concluiu em 2015 um processo de reestruturação em Portugal, com saídas de centenas de trabalhadores e fecho de agências, motivado pelos prejuízos então acumulados.

Atualmente, o banco conta com cerca de 400 trabalhadores em Portugal, apostando na expansão digital do negócio.

O grupo espanhol BBVA teve lucros de 3.449 milhões de euros entre janeiro e setembro de 2017, mais 23,3% na comparação com igual período do ano passado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
lisboa casas turismo salarios portugal

Turismo em crise já pensa no day after

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. TIAGO PETINGA/LUSA

Governo estima que mais de um terço dos empregados fique em lay-off

Mário Centeno, Ministro das Finanças.
Fotografia: Francois Lenoir/Reuters

Folga rara. Custo médio do petróleo está 10% abaixo do previsto no Orçamento

BBVA vai passar a sucursal em Portugal