Crise na Turquia

Bancos em Portugal sem exposição à Turquia

REUTERS/Alkis Konstantinidis
REUTERS/Alkis Konstantinidis

Ao contrário do que aconteceu com a crise na Grécia, em 2011, os bancos portugueses não estão expostos à Turquia.

Os principais bancos a operar no mercado português não têm exposição à Turquia, que se encontra a viver uma grave crise económica e cambial, e o Banco de Portugal também não tem em carteira ativos turcos.

Questionados, Millennium bcp, Caixa Geral de Depósitos, Santander e Novo Banco confirmaram que a sua exposição à Turquia ou não existe ou é muito residual. Ainda não foi possível obter resposta do BPI. O Banco de Portugal não tem em carteira ativos turcos.

A situação atual difere da que ocorreu aquando da crise na Grécia, em 2011, quando bancos portugueses sofreram fortes prejuízos com investimentos em dívida soberana grega.

O Millennium bcp chegou a ter um banco na Turquia, o Millennium Bank, mas no final de 2012 deixou de ter qualquer posição naquela instituição.

Uma porta-voz do Banco Central Europeu (BCE) afirmou ao Dinheiro Vivo que a instituição não vai comentar uma notícia do Financial Times (acesso pago) que aponta que o BCE está preocupado com o possível alastrar da crise turca a países da zona euro.

A crise na Turquia levou os investidores a vender hoje ações de bancos europeus e norte-americanos devido a receios de contágio. Em Lisboa, o BCP seguiu a tendência contrária para fechar a subir 0,23% para 0,264 euros por ação.

A situação ainda não é considerada crítica, mas o jornal britânico avança que o Mecanismo Único de Supervisão do BCE está a acompanhar de perto a situação na Turquia e o impacto para bancos de países como a Espanha, França e Itália. Os riscos estão na exposição ao país de instituições bancos como o BBVA, UniCredit e BNP Paribas.

A lira turca afundou esta sexta-feira para um mínimo histórico. Os EUA duplicaram algumas tarifas sobre a importação de metais da Turquia.

O governo de Ancara vai avançar com um novo programa económico. A moeda turca seguia às 16H30 na casa das 6,4 liras contra o dólar.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(DR)

Crédito ao consumo dispara 15% em outubro

(Paulo Spranger/Global Imagem)

Indemnizações pagas pelo Fundo de Garantia Salarial não escapam ao IRS

CP tem de entregar contrato de serviço público com o Estado até 31 de dezembro. (Leonardo Negrão / Global Imagens)

CP: Adiamento de manutenção de comboios regionais vale demissão

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Bancos em Portugal sem exposição à Turquia