Banif

Banif Investimento vendido a grupo chinês

Fotografia: Leonardo Negrão / Global Imagens
Fotografia: Leonardo Negrão / Global Imagens

Bison Capital vai injetar 10 milhões de euros no Banif Investimento e quer manter a atividade com os mesmos trabalhadores.

O Banif Banco de Investimento (BBI) foi vendido a um grupo chinês, o Bison Capital. A informação foi divulgada em comunicado pela Oitante, o veículo que ficou com os ativos tóxicos do Banif, após a resolução.

O grupo chinês vai avançar com uma injeção de capital de 10 milhões de euros a partir da transmissão das ações, prestações acessórias e obrigações subordinadas do Banif Investimento mas não foi revelado o valor da transação, que ainda terá de ser aprovada pelos reguladores. A Bison Capital prevê também prosseguir o projecto com os atuais trabalhadores do Banif Investimento.

“A Oitante selecionou a proposta apresentada pela Bison Capital Financial Holdings (Hong Kong) , por ser aquela que apresentava as condições mais favoráveis à maximização da venda do BBI, incluindo a oferta de um valor de compra superior ao valor contabilístico dos capitais próprios do BBI”, explica o comunicado divulgado.

O prazo para a entrega das propostas para a compra do Banif Investimento terminou a 30 de junho e, apesar das questões apresentadas pelo Dinheiro Vivo sobre o tema desde então, só agora é que a Oitante deu mais informações sobre o assunto, em comunicado.

A venda foi concretizada a 3 de agosto, através da celebração de “um contrato de compra e venda de ações, prestações acessórias e obrigações subordinadas com a Bison Capital tendo em vista a alienação da sua participação no BBI”, especifica o comunicado.

“As condições para a entrada em vigor do contrato foram, no dia 9 de agosto, verificadas na sua totalidade, encontrando-se agora a efetiva transmissão das ações, prestações acessórias e obrigações subordinadas dependentes da obtenção das autorizações regulatórias aplicáveis.”

“Para a Oitante é ainda relevante o facto de o projeto que a Bison Capital tem para o BBI prever que o mesmo venha a ser desenvolvido com o apoio de atuais colaboradores”, acrescenta o comunicado.

Em janeiro, o Banif Investimento (BBI) realizou um aumento de capital de 29,4 milhões de euros, ficando com um capital próprio de 114,4 milhões de euros.

A Oitante tem cerca de 1,5 mil milhões de euros em ativos para vender, nomeadamente crédito malparado e imóveis.

Já os ativos saudáveis do Banif, nomeadamente a banca de retalho, foram vendidos ao Santander Totta por 150 milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Banif Investimento vendido a grupo chinês