bancos

Bankinter compra negócio do EVO Banco em Espanha e filial na Irlanda

Bankinter

O banco diz que o valor final dos negócios só será apurado no fim da operação.

O Bankinter chegou a acordo com a Smart Holdco para a compra do negócio bancário do EVO Banco em Espanha e da sua filial de crédito ao consumo na Irlanda, Avantcard, foi esta terça-feira anunciado.

“O Bankinter […] alcançou um acordo com a Smart Holdco, uma companhia que pertence a vários fundos geridos por companhias associadas à Apollo Global Management e proprietária do EVO Banco SAU, para a aquisição do negócio bancário do EVO Banco em Espanha e da sua filial de crédito ao consumo na Irlanda, Avantcard”, disse, em comunicado, a instituição financeira.

De acordo com o Bankinter, as partes envolvidas optaram por não revelar o valor do negócio, tendo em conta que “o valor final será determinado no fecho da operação em função do número de clientes e saldos efetivamente transferidos e do excesso de capital, caso exista”.

Fora da operação, que está sujeita à autorização dos organismos competentes e dos reguladores, fica a compra da EVO Finance, a financeira do grupo em Espanha.

“Os negócios adquiridos significam um impacto de 99 milhões de euros no capital do Bankinter”, lê-se no documento.

A instituição financeira esclareceu ainda que o objetivo desta operação se centra em dois tipos de atividade: a banca digital e o negócio de consumo.

“Por um lado, o grupo Bankinter procura potenciar a sua aposta no negócio de banca, apoiando-se no valor da marca EVO e na sua base de clientes […]. Pela sua parte, a aquisição da Avantcard permitirá ao grupo reforçar o seu negócio de consumo com uma carteira sã e com potencial”, explicou.

A aquisição da Avantcard significa ainda a incorporação de uma “entidade sólida, rentável, especializada” a que a filial Bankinter Consumer Finance poderá “adicionar a experiência e competências” adquiridas em Portugal e Espanha.

“Assim, a aquisição acrescenta diversificação geográfica ao perfil de risco do Bankinter neste negócio, ao ampliar o âmbito de atuação a outro país da União Europeia e da União Monetária. O financiamento ao consumo converte-se assim na mais internacional das atividades do grupo”, concluiu.

O EVO Banco conta com 456.000 clientes, 229 colaboradores, um balanço de 3.000 milhões de euros em depósitos e 800 milhões de euros em empréstimos hipotecários.

Por sua vez, a financeira Avantcard Ireland Limited conta com 151.000 clientes, 145 colaboradores, um negócio de 280 milhões de euros de crédito em cartões ‘revolving’ ou de pagamento agendado e 66 milhões de euros em empréstimos pessoais.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Biedronka assegura 68% das vendas; Pingo Doce 24%

Jerónimo Martins vai impugnar coima de 24 milhões na Polónia

Parque Eólico

EDP Renováveis vende sete parques eólicos à Finerge em Espanha

Luís Máximo dos Santos é presidente do Fundo de Resolução.

Fundo de Resolução diz que comprador da GNB tinha a proposta “mais atrativa”

Bankinter compra negócio do EVO Banco em Espanha e filial na Irlanda