banca

BCE preocupado com fraca ‘governance’ na banca

lagarde bce
Christine Lagarde, presidente do BCE. Fotografia: EPA/FILIP SINGER

Mais de três quartos dos bancos na Europa apresentam baixa pontuação em termos de 'governance' e os órgãos de gestão apresentam uma "eficácia fraca".

O Banco Central Europeu (BCE) alertou esta terça-feira para o fenómeno que se tem verificado nos últimos anos de aumento do número de bancos com pontuações muito fracas em matéria de política de governo interno e risco operacional.

Mais de três quartos dos bancos na Europa apresentam baixa pontuação em termos de governance e, segundo o BCE, os órgãos de gestão apresentam uma “eficácia fraca”. O supervisor aponta ainda a fraca “gestão de risco e controlo de riscos relacionados com outsourcing“.

O aviso consta do relatório com os resultados do processo de análise e avaliação dos bancos (SREP), um exercício anual do BCE que visa examinar os riscos dos bancos e promover a sustentabilidade e solidez do setor.

Segundo o relatório, em termos de governance e risco, “90% das pontuações gerais do SREP permaneceram constantes no período 2018-19, no entanto, a alta disseminação de pontuações fracas de governança e risco operacional é uma preocupação para os supervisores”.

“O número de bancos que recebem pontuações gerais ‘mais fracas’ [pontuação três] tem aumentado nos últimos anos”, alerta.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa. JOÃO RELVAS/POOL/LUSA

Centros comerciais e Lojas do Cidadão em Lisboa encerrados até 04 de junho

Fotografia: D.R.

Teletrabalho continua obrigatório para grupos de risco e pais sem escola

Cartões de crédito e débito. Fotografia: Global Imagens

Malparado: 10% das famílias com crédito está em incumprimento

BCE preocupado com fraca ‘governance’ na banca