banca

BCP: Bancos devem poder cobrar por depósitos de grandes clientes

Miguel Maya, presidente executivo do Millennium BCP. Fotografia:  JOÃO RELVAS/LUSA
Miguel Maya, presidente executivo do Millennium BCP. Fotografia: JOÃO RELVAS/LUSA

Ao fazerem os seus depósitos em bancos portugueses, grandes institucionais estrangeiros evitam ter de pagar para ter o seu dinheiro depositado.

O presidente-executivo do Millennium bcp, Miguel Maya, defendeu esta terça-feira que os bancos em Portugal devem poder cobrar por depósitos de clientes institucionais.

Mas afastou a possibilidade de começarem a ser aplicadas taxas a depósitos de particulares e pequenas empresas. Para Maya, não faz sentido que os bancos em Portugal não possam cobrar por ter “centenas de milhões” em euros em depósitos de institucionais estrangeiros, que têm aproveitado o facto de em Portugal não poderem ser aplicadas taxas pelos bancos, ao contrário do que sucede em outros países europeus.

Miguel Maya afirmou aos jornalistas, à margem da conferência ‘Banca do Futuro’, que falou com reguladores mas não adiantou mais informação, nomeadamente sobre se uma alteração legislativa pode vir a ganhar forma.

A medida foi também defendida pelos CEOs do Novo Banco, António Ramalho, e da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, na mesma conferência. Para estes banqueiros, deve haver o mesmo tipo de condições em toda a Europa.

Ao fazerem os seus depósitos em bancos portugueses, grandes institucionais estrangeiros evitam ter de pagar para ter o seu dinheiro depositado em bancos nos seus países de origem.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Turistas passeiam na baixa de Quarteira dia 19 de março de 2020. (LUÍS FORRA/LUSA)

Desemprego no Algarve triplica em maio por quebras no turismo

(MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)

OE Suplementar: Oposição levou 263 propostas a votação, passaram 35

O primeiro-ministro, António Costa (E), conversa com o ministro de Estado e das Finanças, João Leão (D), durante o debate e votação da proposta do orçamento suplementar para 2020, na Assembleia da República, em Lisboa, 17 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

O Orçamento Suplementar em 5 minutos

BCP: Bancos devem poder cobrar por depósitos de grandes clientes