pagamentos

BdP: “Os pagamentos ‘sem contacto’ até 50 euros vieram para ficar”

multibanco terminal compras
Crédito: Mastercard

Os consumidores podem continuar a fazer pagamentos 'contactless' sem introduzir o PIN em compras no valor até 50 euros.

O Banco de Portugal anunciou esta segunda-feira que o limite de 50 euros para a realização de pagamentos ‘sem contacto’ passa a ser de forma permanente o novo valor máximo para compras com recurso a esta tecnologia.

Segundo o supervisor bancário, “os consumidores passaram a recorrer à tecnologia contactless em cerca de 20% das compras com cartão, praticamente duplicando o nível de utilização existente antes da pandemia”.

“Perante o crescimento registado na utilização desta tecnologia, a comunidade bancária nacional, em articulação com o Banco de Portugal e com a SIBS, decidiu, agora, tornar permanente o limite de 50 euros para a realização de pagamentos contactless sem necessidade de introduzir o PIN”, refere o supervisor bancário num comunicado divulgado na sua página na Internet.

Foi em 25 de março de 2020 que o montante máximo para pagamentos ‘sem contacto’ passou de 20 euros para 50 euros. A medida foi introduzida no âmbito do combate à epidemia do novo coronavírus. A tecnologia permite fazer pagamentos sem o consumidor ter de introduzir o seu PIN do cartão.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: EPA/PATRICK SEEGER

Bruxelas dá luz verde a Banco Português de Fomento

Exemplo de ouro numa loja de câmbio em Klaaswaal, Países Baixos. (EPA/ROBIN VAN LONKHUIJSEN)

Ouro atinge recorde e excede os 2 mil dólares

Centenas de turistas visitam todos os dias os jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

FMI: Portugal com perdas acima de 2% do PIB devido à quebra no turismo

BdP: “Os pagamentos ‘sem contacto’ até 50 euros vieram para ficar”