banca

BdP: “A crise pandémica constituirá um teste à resiliência” dos bancos

Banco de Portugal
Lusa

O supervisor insiste na necessidade de haver uma resposta coordenada europeia à atual crise.

O Banco de Portugal alertou esta quarta-feira para a necessidade de haver uma resposta coordenada a nível europeu à atual crise, que “constituirá um teste de resiliência ao setor financeiro nacional e internacional”.

O alerta foi feito através de um comunicado no âmbito do Relatório de Estabilidade Financeira, que foi hoje divulgado pelo supervisor bancário.

O Banco de Portugal salienta que ” a pandemia acentuou um conjunto de riscos identificados em edições anteriores deste Relatório, cujo impacto poderá ser amplificado pelas vulnerabilidades preexistentes”.

Mas aponta que “o impacto da pandemia tenderá a ser mitigado, pelo menos no curto prazo, por um conjunto de fatores”.

“Por um lado, esse impacto tenderá a ser mitigado pelo aumento da resiliência do setor financeiro e, em particular, do setor bancário, promovido nos últimos anos pela adoção de novas normas regulamentares e de práticas de supervisão, a nível nacional e internacional”, destaca.

No caso do setor bancário, “estes desenvolvimentos traduziram-se, entre outros aspetos, num reforço dos rácios de capital e da posição de liquidez”.

“Por outro lado, na sequência da anterior crise económica e financeira, vários países, entre os quais Portugal, levaram a cabo processos de ajustamento das suas economias que resultaram, inter alia, numa forte redução do nível de endividamento das empresas e dos particulares”, sublinha.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Lisboa,  29/09/2020 - Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia.
(Paulo Alexandrino/Global Imagens)

Ursula von der Leyen. “Portugal é único e tem agora oportunidades maravilhosas”

Portugal's Prime Minister Antonio Costa speaks during presentation of the European and Portuguese Recovery and Resilience Plans, at Champalimaud Foundation, in Lisbon, Portugal, 29 September 2020. Ursula Von Der Leyen is in Lisbon for a two-day official visit. MÁRIO CRUZ/LUSA

Portugal recorrerá só a subvenções. Empréstimos só quando situação melhorar

ANTONIO COTRIM/ LUSA

Von der Leyen: Instrumento “SURE é um escudo para os trabalhadores e empresas”

BdP: “A crise pandémica constituirá um teste à resiliência” dos bancos