Coronavírus

BPI já deu 57 mil moratórias num total de 4,8 mil milhões de euros

Pablo Forero, CEO do BPI
( Filipa Bernardo/ Global Imagens )
Pablo Forero, CEO do BPI ( Filipa Bernardo/ Global Imagens )

Banco faz as contas a um mês de apoios concedidos.

57 mil moratórias de créditos no valor de 4,8 mil milhões de euros para empresas e famílias pagarem créditos mais tarde e verem aliviadas as suas obrigações nos meses mais difíceis, mais 2,43 mil milhões de linhas de crédito próprias contratadas com empresas, imediatamente disponíveis para apoio de tesouraria.

As contas são apresentadas pelo BPI, ao fim de um mês de atividade do pacote de medidas extraordinárias para minimizar os impactos da covid-19. Medida que ajudarão a amaciar o embate da perda de rendimentos provocada pela pandemia e pelo consequente confinamento.

“O BPI recebeu um total de 57,5 mil pedidos de moratórias de crédito de empresas e particulares, envolvendo créditos no valor de 4,8 mil milhões de euros”, comunica o banco, explicando que assim contribui para dar “um imediato apoio de liquidez aos seus beneficiários, que deixam de ter de fazer o desembolso correspondente, no período considerado”.

Destes, as famílias e particulares representaram 40,8 mil pedidos de moratórias, no valor de 2,36 mil milhões de euros, mais de metade correspondentes a créditos à habitação (40,8 mil pedidos, de 2,11 mil milhões de crédito) e repartindo-se os restantes entre créditos pessoais e financiamento automóvel (15,9 mil pedidos num montante de 249 milhões).

Às empresas correspondem assim 16,7 mil pedidos, no valor total de 2,41 mil milhões de crédito.

  • O BPI revela ainda ter recebido, até 27 abril, candidaturas às linhas de crédito com garantia pública criadas no âmbito da covid-19, “correspondentes a 1,13 mil milhões de euros”. “Após a aprovação interna do pedido dos clientes, o BPI antecipa até 20% do valor da linha de crédito, sujeito a análise do banco, ainda antes da aprovação das sociedades de garantia mútua, acelerando a resposta às necessidades mais imediatas de tesouraria e liquidez das empresas”, esclarece o banco, que tem
  • 2,43 mil milhões de euros de linhas de crédito próprias contratadas com empresas, para apoio de tesouraria.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, intervém durante a cerimónia de assinatura de declaração de compromisso de parceria para Reforço Excecional dos Serviços Sociais e de Saúde e lançamento do programa PARES 3.0, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 19 de agosto de 2020. ANDRÉ KOSTERS/LUSA

“Na próxima semana podemos chegar aos 1000 casos por dia”, avisa Costa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. FILIPE FARINHA/LUSA

Marcelo promulga descida do IVA da luz consoante consumos

Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens

Apoio a rendas rejeitado devido a “falha” eletrónica

BPI já deu 57 mil moratórias num total de 4,8 mil milhões de euros