BPI

BPI não prevê uma saída total de Angola

Balcão do banco BPI. Fotografia: Manuel Azevedo
Balcão do banco BPI. Fotografia: Manuel Azevedo

Banco teve de reduzir posição no BFA devido a uma imposição do BCE.

O BPI não deverá sair totalmente de Angola, onde está presente através do BFA. O banco reduziu a sua participação no BFA em 2% para responder às preocupações do Banco Central Europeu relativamente à exposição excessiva a Angola.

A venda de 2% do BFA levou a que o BPI deixasse de consolidar integralmente o banco angolano, o que levou a prejuízos de 122 milhões de euros no trimestre. Este efeito sentiu-se este trimestre mas no próximo o banco, diz Ulrich, já apresentará lucros. Contudo, no acumulado do primeiro semestre, ainda serão registados prejuízos.

Questionado na apresentação de resultados do banco sobre a situação em Angola, Pablo Forero, o futuro presidente do BPI, lembrou que existe um compromisso com o BCE para a redução da exposição a Angola mas garantiu que a resolução da situação será um “processo longo”.

“É preciso negociar com o BFA mas não prevemos uma saída total. Será uma saída que deixe tranquilo o conselho de administração do BPI na sua relação com a supervisão [BCE]. Será um valor razoável e fácil de entender”, garantiu, frisando contudo que o processo será longo.

O BFA teve um lucro líquido de 103 milhões de euros no trimestre, uma melhoria de 34% e o lucro atribuível ao BPI foi de 44,1 milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Fotografia: Pedro Granadeiro / Global Imagens )

Vendas de carros descem 71,6% em maio

O primeiro-ministro, António Costa. Fotografia: António Cotrim/Lusa

PIB pode registar quebra entre 9% a 15% em 2020

Lisboa, 25/05/2016 - Aspecto do Palco Mundo, durante uma reportagem do Diário de Notícias sobre o que acontece nos dias em que no Festival Rock in Rio não há concertos.

( Gustavo Bom / Global Imagens )

APSTE: Setor dos eventos com prejuízos de 20 milhões no segundo trimestre

BPI não prevê uma saída total de Angola