BFA

BPI recebe dividendos do BFA e conclui venda de 2% do capital

O presidente do Conselho de Administração, Artur Santos Silva (D), e o CEO, Fernando Ulrich, durante a conferência de imprensa após a assembleia geral de acionistas do BPI onde foi aprovada a desblindagem dos estatutos do banco, em Serralves, no Porto,  21 de setembro de 2016. JOSÉ COELHO/LUSA
O presidente do Conselho de Administração, Artur Santos Silva (D), e o CEO, Fernando Ulrich, durante a conferência de imprensa após a assembleia geral de acionistas do BPI onde foi aprovada a desblindagem dos estatutos do banco, em Serralves, no Porto, 21 de setembro de 2016. JOSÉ COELHO/LUSA

BPI deixa de ter participação maioritária no banco angolano para cumprir as regras do BCE. Negócio estava dependente do pagamento dos dividendos.

O BPI concluiu a venda de 2% do angolano BFA, onde era acionista maioritário, ficando com 49% do capital, informou o banco em comunicado enviado à CMVM.

O BPI acordou a venda de 2% do BFA à angolana Unitel, onde a empresária Isabel dos Santos, sua acionista através da Santoro, tem uma participação de 25%. A venda visava reduzir a exposição excessiva do banco a Angola, cumprindo a recomendação do BCE, mas estava a operação estava sujeita ao pagamento de dividendos em atraso ao banco português. Agora, Mário Leite da Silva vai assumir o cargo de presidente do conselho de administração do BFA, substituindo Fernando Ulrich.

Agora, o BPI vem comunicar que já recebeu a confirmação que a transferência dos dividendos em falta foi autorizada pelo Banco Nacional de Angola. Em causa estão dividendos relativos a 2015 e “no montante equivalente a 36,9 milhões de euros” e ainda a parte que não tinha sido paga relativamente a 2014, no montante equivalente a 29,2 milhões de euros.

“O Banco BPI vem nesta data informar que a transferência daqueles dividendos se concretizou, tendo o valor global de 73.4 milhões de dólares (66.1 milhões de euros) sido recebido na conta do Banco BPI junto do seu banco correspondente internacional para dólares norte-americanos”, segundo o comunicado enviado à CMVM..

“Com este recebimento, fica concluído o processo de transferência de todos os dividendos do BFA cuja transferência para Portugal se encontrava pendente”.

Num segundo comunicado, o BPI informa ainda que, em função da concretização do pagamento, fica oficializada a transmissão, a favor da Unitel, de 2% do BFA. Por isso mesmo, “as participações do Banco BPI e da Unitel no BFA passaram a ser de, respetivamente, 48,1% e de 51,9%”.

Na sequência da perda de controlo o presidente do BPI, Fernando Ulrich, e o administrador José Pena do Amaral renunciaram aos seus cargos de Presidente e vogal do Conselho de Administração do BFA.

Já Francisco Costa e Otília Faleiro renunciaram aos seus cargos de membros da Comissão Executiva do BFA, mantendo-se como membros não executivos do Conselho de Administração desse banco, conclui o comunicado enviado à CMVM.

Em comunicado, a Unitel diz que Mário Leite Silva vai assumir as funções de presidente do conselho de administração do BFA, substituindo Ulrich.

“Com esta operação, o BFA consolida a sua imagem de referência na banca angolana, assumindo-se como um exemplo de excelência e inovação e uma mais-valia para a economia do país, demonstrando a confiança na economia angolana num momento em que os seus grandes desafios começam a ser vencidos”, segundo o comunicado da Unitel enviado às redações.

“Esta solução permitiu ainda resolver a questão dos grandes riscos imposta pelo Banco Central Europeu ao BPI, que obrigava o banco Português a reduzir a sua exposição ao BFA”, lembra ainda a Unitel.

[atualizada com reação da Unitel]

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

BPI recebe dividendos do BFA e conclui venda de 2% do capital