banca

BPI vende 200 milhões de crédito malparado

Pablo Forero, CEO do BPI

(Filipe Amorim / Global Imagens)
Pablo Forero, CEO do BPI (Filipe Amorim / Global Imagens)

Pablo Forero anunciou a venda de 200 milhões de euros de crédito de empresas com garantia, referindo que o banco já recebeu "sete ou oito" ofertas.

O BPI está a vender 200 milhões de euros de crédito malparado, disse hoje o presidente do banco, que indicou ainda que a sucursal CaixaBank Consumer Finance vai começar a operar no início de agosto.

Em conferência de imprensa em Lisboa, na apresentação dos resultados do primeiro semestre (lucros de 134,5 milhões de euros), o presidente do BPI, Pablo Forero, anunciou a venda de 200 milhões de euros de crédito de empresas com garantia, referindo que, de momento, o banco recebeu “sete ou oito” ofertas.

Contudo, acrescentou, as ofertas de compromisso firme apenas serão em setembro, sendo então decidida a venda.

No primeiro semestre, o BPI não fez qualquer venda de carteira de crédito.

No final de junho, o banco tinha 3,3% de rácio de crédito malparado (NPE – non performing exposures, que é sobretudo crédito), abaixo dos 3,5% de final de 2018, correspondente a 991 milhões de euros.

Isto significa que, nesta operação, o BPI está a vender cerca de 20% do crédito malparado que detém.

Ainda em respostas aos jornalistas, o gestor indicou que o banco já recebeu todas as autorizações para a abertura da sucursal CaixaBank Consumer Finance e que irá começar a operar nos primeiros dias de agosto a operação dedicada a crédito ao consumo.

O gestor falou ainda do fim do seu mandato, que acaba este ano, referindo que é um tema que ainda não foi abordado, mas disse não esperar mudanças.

“Não prevejo mudanças porque as coisas estão a correr bem, mas é uma decisão do Conselho” de Administração, afirmou.

O BPI é, desde inícios de 2017, controlado pelo grupo espanhol CaixaBank.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
apple one

Apple One junta vários serviços, chega a Portugal mas com limitações. O que tem

A  90ª edição da Micam, a feira de calçado de Milão, está agendada para os dias 20 a 23 de setembro, com medidas de segurança reforçadas. Fotografia DR

Calçado. Micam arranca este domingo e até há uma nova marca presente

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva (C), Economia, Pedro Sia Vieira (E) e do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho (D). MANUEL DE ALMEIDA/POOL/LUSA

Portugal é o quarto país da UE onde é mais difícil descolar do mínimo

BPI vende 200 milhões de crédito malparado