CaixaBank duplica lucros no primeiro trimestre, para 375 milhões de euros

ng4167167

O banco catalão CaixaBank, principal acionista do português BPI, obteve lucros de 375 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, o dobro do que alcançou no mesmo período de 2014.

A entidade catalã incorporou pela primeira vez nos seus resultados os números do Barclays Espanha, que adquiriu no ano passado (a aquisição foi formalizada apenas em janeiro último).

Com esta alteração do perímetro do banco, o CaixaBank registou um aumento de 14,5% da sua margem financeira. As comissões cresceram 12,9%, para 513 milhões de euros.

Por outro lado, reduziu-se o contributo dos resultados das operações financeiras (ROF). Em 2014, o CaixaBank tinha realizado muitas mais-valias com a venda de dívida pública, pelo que neste trimestre o ROF caiu 41%.

Assim, as receitas totais do grupo (margem bruta) cresceram 7% nos primeiros três meses do ano, para 1.953 milhões de euros.

A incorporação do Barclays, no entanto, também teve consequência no crescimento dos gastos, que aumentaram 9,5%, para os 1.035 milhões.

A este número ainda se somam 239 milhões de gastos extraordinários, associados à reestruturação do negócio do Barclays.

As dotações para insolvências caem 10%, mas no total as dotações subiram 15%, até aos 748 milhões, para cobertura do risco imobiliário.

Devido à alteração de perímetro, o CaixaBank registou um aumento dos seus ativos em 5%, para os 355,5 mil milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

O ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: Mário Cruz/Lusa

Investimento público dispara à boleia de estradas e gastos militares

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
CaixaBank duplica lucros no primeiro trimestre, para 375 milhões de euros